Diocese de Santo André

A Santíssima Trindade

Falar da Santíssima Trindade pode ser um grande desafio, se tentarmos compreender a natureza de Deus em sua infinitude. Como poderíamos entender, com nossa razão, que um só Deus são três “pessoas” e, mesmo sendo três, são um só, indivisível? Na natureza, Deus é único (o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus), mas é trino no modo como se manifesta na história da salvação; cada um com sua missão específica: o Pai cria, o Filho redime e o Espírito Santo reúne e santifica. Nem sempre esta dinâmica é tão fácil de se compreender, mas é possível que façamos a experiência de encontro e aprendizado com a Trindade.
Claro que o fato de não compreendermos plenamente a natureza de Deus não deve ser motivo de preocupação ou crise de fé. Diz uma história atribuída a Santo Agostinho que, ao caminhar pela praia, ele encontra um menino tentando depositar toda a água do mar num pequeno buraco. Questionou a criança, dizendo ser algo impossível e, para sua surpresa, o menino respondeu-lhe que seria mais fácil colocar toda a água do oceano naquele pequeno buraco do que a inteligência humana compreender o mistério da
Santíssima Trindade. Assim nós também entendemos que tal compreensão é inacessível com nossa razão, só Deus pode nos revelar seu mistério. Mas não é porque não compreendemos plenamente que não podemos refletir profundamente sobre esse mistério. Se Jesus nos convida a sermos como o Pai (cf. Mt 5,48), amando-nos mutuamente, podemos nos inspirar nessa unidade em nossa experiência comunitária; vivendo uma união profunda uns com os outros e valorizando as nossas individualidades.
Que essa perfeita união divina nos inspire e nos conduza a sermos uma só comunidade, caminhando juntos e trabalhando na construção do reino Deus através do amor.

* Artigo por Bruno Melato Perrote (Seminarista Diocesano)

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão