Mais de 5 mil fiéis celebram com o bispo Corpus Christi, em Ribeirão Pires

Mais de 5 mil fiéis participaram da Solenidade de Corpus Christi, que ocorreu no Complexo Ayrton Senna, na Região Pastoral de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A celebração iniciou às 9h sendo presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, e concelebrada pelo coordenador regional, Padre Clemilson Pereira, e os padres da região pastoral.

O Evangelho foi proclamado pelo Diácono José Antônio Michéias, e o bispo saudou os presbíteros, religiosos(as), fiéis presentes e aqueles que acompanhavam pelas redes sociais. Ele falou sobre a importância da Solenidade de Corpus Christi, que nos recorda da presença real e viva de Cristo na Eucaristia, e agradeceu pelo dia preparado pelo Senhor.

Dom Pedro refletiu sobre o amor de Deus, destacando que Ele nunca abandonou Seu povo, mesmo quando pecavam:

“A primeira leitura mostra que Deus seguiu o povo pelo deserto, cuidando e alimentando mesmo quando pecavam. Deus nunca abandonou o seu povo, assim também não nos abandona. Jesus prometeu: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos”, e o sentimento primeiro que brota do nosso coração neste dia é a gratidão para com Deus. Gratidão para reconhecer que Deus enviou o seu Filho Jesus para nos salvar, dando testemunho do amor de Deus, mas foi rejeitado e o único lugar que sobrou para provar o amor de Deus por nós foi a Cruz, e Ele aceitou. Morreu por amor e antes da sua morte na cruz, nos deixou o sacramento do amor, que mostra o quanto Deus nos quer bem: “Tendo nos amado, amou até o fim”.

Ao concluir a homilia, Dom Pedro ressaltou que a celebração de Corpus Christi é uma festa de comunhão, pois através da comunhão com o Corpo e Sangue de Cristo, recebemos o alimento divino que transforma nossa vida para que ela se assemelhe à vida de Jesus. Ele incentivou a viver em comunhão nas diversas áreas de nossas vidas e destacou que a Eucaristia nos capacita a sermos construtores de comunhão:

“A Eucaristia nos potencializa para sermos pessoas que constrói, que une, que agrega e não esparrama. Quem comunga tem um compromisso muito grande com Jesus, que veio unir o céu e a terra em uma grande comunhão nossa com Deus”.

Após a celebração, os fiéis saíram em procissão com Jesus Eucarístico em direção à Vila do Doce. Durante o percurso, Dom Pedro fez uma parada no Hospital e Maternidade São Lucas, onde abençoou os colaboradores e pacientes com o Santíssimo Sacramento, proporcionando um momento emocionante para todos os presentes. A procissão continuou até a Rua Padre Marco Simoni, onde os tapetes foram confeccionados pelas comunidades na noite anterior. A celebração foi encerrada no palco central da Vila do Doce com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Como gesto concreto de caridade neste Corpus Christi, a Diocese de Santo André, por meio do Serviço de Fraternidade e Partilha, convidou os fiéis a doarem alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, cobertores e agasalhos para serem distribuídos a famílias carentes.

Além disso, as regiões pastorais de Santo André Centro e São Caetano do Sul celebraram a solenidade regionalmente, enquanto as demais regiões mantiveram a programação paroquial, com a confecção dos tradicionais tapetes e procissões pelos bairros das comunidades.