Seguindo em preparação para a celebração dos 69 anos de criação da Diocese, fiéis das paróquias regiões pastorais de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra se reuniram na Catedral Nossa Senhora do Carmo, na quinta-feira (20 de julho), para o segundo dia do Tríduo Preparatório e renovar o ardor missionário que guia as ações pastorais.
A Celebração Eucaristica foi presidida pelo coordenador regional de Mauá, Padre José Cassiano, da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, e contou com a participação dos padres das duas regiões pastorais, bem como a presença dos diáconos permanentes.
O segundo dia do tríduo contou com muitos fiéis e a homilia do Padre Ernane Pereira, da Paróquia São Sebastião, Rio Grande da Serra, que em suas palavras, reiterou que a missão da Igreja é intrinsecamente ligada ao próprio Cristo, reunindo e enviando para sermos sinais de sua presença no mundo, convidando para que cada fiel renove sua fé, buscando a intimidade com o Senhor e se dedicando a anunciar sua Palavra a todos.
Na reflexão do Padre Ernane, ele destacou que a origem da missão está em Deus, que enviou seu Filho amado para salvar o mundo, não para condená-lo. Assim, a missão já preexistia em Deus, e foi concretizada quando Jesus Cristo se encarnou no seio da Virgem Maria, tornando-se carne e habitando entre nós. Maria, por sua vez, é exemplo de modelo missionário, pois antes de ser missionária no sentido geográfico, ao visitar sua prima, ela viveu um processo interior de desinstalação ao receber a Anunciação do anjo.
“A sombra do Altíssimo a cobrirá, ela será revestida e dará à luz um filho, que será poderoso, e o seu reino não terá fim”,
relembrou o sacerdote, citando a resposta do anjo a Maria, evidenciando a importância do chamado divino na missão da Virgem Maria.
Ao encerrar a celebração, os fiéis uniram suas preces para que a missão seja fortalecida na Diocese e que todos os cristãos sejam animados e inspirados pela Palavra de Deus a atender ao chamado do Senhor, levando sua mensagem de amor e esperança a todos os lugares.
Assim, os preparativos para a abertura do Jubileu dos 70 anos de acolhida e missão seguem com entusiasmo e comprometimento, demonstrando a vitalidade e a importância da diocese em sua missão evangelizadora.