Diocese de Santo André

Seminaristas refletem “Vocação: graça e missão” em retiro

“Vocação: graça e missão” – O tema central do III Ano Vocacional do Brasil – foi abordado com profundidade durante o retiro dos seminaristas das Casas de Formação Propedêutica, Filosofia e Teologia, realizado de 11 a 14 de Julho, no centro Teresiano de Espiritualidade (São Roque), sob a condução do Padre Isaías Daniel, da Diocese de Limeira.

No primeiro dia, os seminaristas foram convidados a meditar sobre a oração como uma batalha espiritual, inspirando-se na luta de Jacó com Deus (Cf. Gn 32,23-33). Essa reflexão destacou a importância de buscar a comunhão com o divino por meio da oração.

No segundo dia do retiro, pela manhã, refletiram sobre a vocação como uma realidade que abrange toda a vida e está voltada ao serviço, especialmente dentro da comunidade. Na parte da tarde, a meditação concentrou-se na graça, compreendida à luz do Antigo e Novo Testamento. Dessa forma, eles foram convidados a rezar e contemplar suas próprias vidas sob a perspectiva da vocação e da graça.

No terceiro dia (13 de julho), durante a manhã, os seminaristas refletiram sobre o tema “missão” e o que significa ser um missionário. Nesse contexto, destacou-se que a missão não necessariamente envolve atravessar fronteiras para falar de Jesus aos outros, mas também abrange a missão de levar a mensagem de Cristo às pessoas que ainda não o conhecem no território diocesano. Na parte da tarde, o Padre Isaías Daniel compartilhou suas experiências como missionário Ad gentes, relatando seu trabalho realizado no Alto Solimões, Estado do Amazonas, proporcionando uma reflexão mais profunda sobre o tema e convidando-os a uma oração íntima com Cristo.

No quarto e último dia de retiro (14 de julho), os seminaristas foram instigados pelo pregador do retiro, Padre Isaías, a refletirem sobre o lema do 3º Ano Vocacional Nacional: “Corações Ardentes, Pés a Caminho” (Lc 24,32-33). Essa reflexão ressaltou o amor incondicional que o futuro presbítero deve nutrir por Jesus, pelo Reino dos Céus, pela Igreja e pelo Povo de Deus.

A missa de encerramento do retiro foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, nosso bispo diocesano. Durante a homilia, ele refletiu o Evangelho do dia, retirado do sermão missionário de Jesus, enfatizando que todo batizado participa da missão de Cristo e deve ser vigilante, confiante na providência divina e perseverante, apesar das perseguições e provações próprias do caminho missionário.

Ao final da celebração, os seminaristas tiveram a oportunidade de compartilhar com o bispo os momentos mais impactantes das palestras e reflexões oferecidas ao longo dos quatro dias do retiro. Esse período de profunda imersão espiritual certamente deixou uma marca significativa em suas jornadas vocacionais.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana