Diocese de Santo André

A vocação para a vida em Família

A vocação matrimonial reconhece o valor e a dignidade do casamento como um sacramento e um caminho para a santidade. Enxergar o matrimônio como graça e missão – eixos fundamentais do 3º Ano Vocacional do Brasil – significa entender que, além de ser uma bênção de Deus, é uma responsabilidade de testemunhar a união entre Cristo e a Igreja. Isso implica em viver a vida conjugal de forma a honrar a Deus e a propagar seu amor e sua mensagem através do exemplo do amor e do comprometimento da união do casal. Este deve buscar constantemente crescer juntos nos valores cristãos, praticar a humildade, o perdão, a compaixão, a generosidade e buscar sempre a vontade de Deus em suas vidas. “A Família é um celeiro de vocações[…] fonte inestimável de amor e santidade” (São João Paulo II).

Essa frase expressa a importância da família na formação das vocações e no desenvolvimento humano. A família é vista como um ambiente propício para a descoberta e o desenvolvimento das habilidades e das inclinações das pessoas, bem como para o cultivo do amor e da santidade. É na família que se aprende a conviver com as diferenças, a valorizar a solidariedade e a cooperação, e a vivenciar os valores cristãos. Assim, a família é considerada uma fonte inestimável de bênçãos para a vida das pessoas e da sociedade como um todo. Mesmo com as dificuldades que a família atualmente possa passar, não podemos esquecer que Deus confia na missão dada a seus filhos de formar a comunidade doméstica, através dessa vocação. Os momentos de alegria e da presença da graça de Deus superam tudo aquilo que possa nos impedir de ver a beleza do amor entre homem e mulher, manifestação do amor de Deus para com todos os seus filhos. Iluminados pela Palavra de Deus, queremos rezar para que o Senhor continue enviando santas vocações para a vida matrimonial, berço de uma sociedade mais próxima de Deus e dos irmãos!

Quer saber mais sobre vocação e ser ajudado em seu processo de discernimento vocacional? Procure nosso SAV Diocesano através do whatsapp do Centro de Pastoral: 11 99981-1233.

* Artigo por Gislaine e Claudinei Laureano (SAV Região São Bernardo Anchieta) 

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo