Encontro Estadual da Pastoral Afro Brasileira reforça compromisso com a fé e a identidade cultural

A Pastoral Afro Brasileira do Regional Sul 1 realizou, no último dia 17 de setembro, seu Encontro Estadual de Formação Anual na histórica Paróquia São Gonçalo, localizada no Centro de São Paulo. Sob o tema “O Uso das Linguagens Atuais no Fortalecimento dos Trabalhos Pastorais”, o encontro contou com a assessoria de Roseli Rodrigues Gomes dos Santos, que abordou o tema com grande precisão.

O Encontro Estadual contou com a presença do Clero Referencial da Pastoral Afro Brasileira do Regional Sul 1, representado por Dom Eduardo de Oliveira, da CNBB, e pelo secretário nacional, Pe. José Enes de Jesus, além do Pe. Luís Fernando de Oliveira, assessor Eclesiástico da Pastoral.

O encontro também foi marcado pela participação especial do Pe. Fábio José da Silva e da Irmã Lindaura Araújo MJC, com seus 70 anos de Vida Consagrada, que compartilharam sua experiência e desafios como pastores da Igreja inseridos na Pastoral Afro Brasileira.

Um dos momentos destacados foi o relançamento do livro “Celebrar com Valores das Culturas Afro-brasileiras em conformidade com o Rito Romano”, pelo Pe. Edmar Antônio de Jesus, incardinado da Diocese de Santo André. O depoimento emocionante de Elisângela Loyola, da Diocese de São Miguel, touxe suas experiências de fé e partilha ao ver e ouvir o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, Portugal.

A assembleia participante contou com a contribuição de Vinicius Nascimento da Silva, da Coordenação da PAB de São Miguel Paulista, autor da arte da 27ª Romaria. Reunindo reuniu um total de 60 pessoas, representando diversas regiões, incluindo a Arquidiocese de Campinas, a Arquidiocese de São Paulo (Região Episcopal Sé/Brasilândia), a Diocese de Santo André (SBC, Diadema, Rio Grande da Serra e Santo André), a Diocese de Osasco (Osasco e Carapicuíba), a Diocese de Guarulhos (Itaquaquecetuba e Guarulhos), e a Diocese de Mogi das Cruzes (Brás Cubas, Mogi das Cruzes e Suzano).

Durante o encontro, foram compartilhados informes sobre a XXVII Romaria da Pastoral Afro-Brasileira ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que ocorrerá no dia 4 de novembro de 2023. O tema deste ano é “Mãe Negra Aparecida, leve o clamor de seu povo ao seu filho Jesus” (CF1988), com o lema “PAB: Resistir, existir e fortalecer a identidade, eis a nossa Vocação”. A celebração está agendada para às 12h e será transmitida pela TV Aparecida.

Este Encontro Estadual da Pastoral Afro Brasileira reforçou o compromisso em unir fé e identidade cultural, promovendo a solidariedade e a busca pela justiça social em consonância com os valores católicos e afro-brasileiros.