Diocese de Santo André

Homilia na Missa em Ação de Graças pelos 7 anos de instalação do Tribunal Eclesiástico Diocese de Santo André

Missa em Ação de Graças pelos 7 anos de instalação do Tribunal Eclesiástico Diocese de Santo André – 28/11/2024 – Catedral Diocesana

Leitura: Dn 2,31-45

Salmo: Dn 3,57-59.60-61 (R. 59b)

Evangelho: Lc 21, 5-11

HOMILIA

Caros irmãos e irmãs, minha saudação a todos em especial aos membros do Tribunal Eclesiástico Diocesano, nesta data significativa que marca a consolidação desta instituição de nossa Igreja Particular a serviço da justiça e da vida plena para todos.

É neste contexto que a Palavra de Deus nos pede para abrir caminho em nossos corações a fim de compreendermos a justiça do Reino e quem é seu Rei: Jesus.

A imagem da primeira leitura (Dn 2,31-45), fortemente simbólica como é próprio do estilo apocalíptico, tem uma mensagem que precisamos captar, para percebermos o seu significado último.

O livro de Daniel foi composto no tempo do Rei Antíoco IV, quando o povo estava reduzido a quase nada, oprimido, sem esperança. Os Hebreus fervorosos aprofundaram a sua fé, refletindo a sorte dos povos que os tinham dominado anteriormente, Medos, Persas, Gregos, reinos poderosos, que desapareceram uns depois dos outros. O mesmo haveria de suceder ao Rei Antíoco.

Uma «pedra» havia de desprender-se da montanha, para reduzir a cacos a estátua. Nesta pedra, desprendida da montanha, «sem intervenção de mão alguma» (v. 34), reconhecemos Cristo, nascido da Virgem Maria, sem pai terreno, que veio proclamar e a estabelecer o seu Reino com a vitória sobre o mal e a morte.

O Reino de Deus é muito diferente do reino dos homens. Apresenta-se na humildade, estabelece-se nos corações e transforma-os sem clamor, com um poder enorme, mas secreto.

Acontece-nos, muitas vezes, desejarmos um reino mais visível e triunfal. Mas é um sonho a que temos de renunciar. Deus prefere agir no silêncio e no escondimento. O importante é acolhermos o Reino em nós, nas nossas famílias, nas nossas comunidades, na Igreja. Jesus avisa-nos: «Tende cuidado em não vos deixardes enganar» (v. 8).

De fato, também hoje, há pessoas que propõem coisas extraordinárias. «Não vos alarmeis», alerta-nos Jesus (v. 8). Tudo o que acontece é humano. O Reino é uma realidade eterna. Quando nos sentimos oprimidos por diversos «impérios», externos ou internos a nós mesmos, aprofundemos a nossa fé no Rei que não falha, no Rei forte, perante o Qual todos os outros poderes são reduzidos a nada.

«Verificamos que o mundo de hoje se agita num imenso esforço de libertação: libertação de tudo quanto lesa a dignidade do homem e ameaça a realização das suas mais profundas aspirações: a verdade, a justiça, o amor, a liberdade (cf. GS 26-27) … Nestas interrogações e procuras entrevemos a expectativa de uma resposta que os homens esperam, mesmo sem chegar a formulá-la claramente.

Podemos perceber que o fim do mundo e a vida futura marcam a espiritualidade cristã. É o que São Lucas no Evangelho nos indica ao referir mais um “Discurso escatológico” de Jesus (Lc 21, 5-11). As perguntas que os ouvintes fazem a Jesus – «Mestre, quando sucederá isso? E qual será o sinal de que estas coisas estão para acontecer?» – são duas pistas para investigarmos a mensagem.

O discurso de Jesus é pronunciado diante do templo, com as suas «belas pedras» e «ofertas votivas», o que cria contraste entre o presente, que ameaça fechar a religiosidade dos contemporâneos de Jesus, e o futuro para onde Jesus deseja orientar a fé dos seus ouvintes.

Ao responder, Jesus anuncia o fim do templo e, de certo modo, de tudo aquilo que ele simboliza. Anuncia o fim do mundo que se concretizará nessa catástrofe e em tantas outras. Tudo o que é deste mundo terá certamente fim, mais tarde ou mais cedo. Por isso, o mais importante é acolhermos o ensinamento de Jesus e deixar-nos guiar por ele, entrar no dinamismo do Reino de Deus, enquanto aguardamos a sua vinda. A palavra de Jesus ajudar-nos-á a discernir pessoas e acontecimentos, e a optar pelos valores que Ele nos propõe.

Há muita gente que anuncia a proximidade do fim do mundo, para nos aterrorizar, e nos oferece caminhos de salvação. Jesus não faz isso. Mesmo quando fala do fim do mundo, preocupa-se em iluminar-nos e em confortar-nos.

Jesus é o Rei dos reis. “Todos os reis da terra o hão de O adorar e todos os povos o hão de O servir». Nada está mais bem marcado no Antigo e no Novo Testamento do que a realeza de Jesus.

O que o AT dizia de Deus, que é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores (Dt 10), o Apocalipse di-lo várias vezes de Cristo. «O cordeiro triunfará sobre todos os reis, porque ele é o Senhor e o Rei de todos os que reinam» (Ap 17,14).

Todo o salmo 2 (responsorial) é o cântico de glória da realeza de Cristo: «Os reis lutarão em vão contra ele. Deus disse-lhe: pede-me todas as nações em herança e eu te darei, tu reinarás sobre todos os reis». São Paulo diz aos Colossenses: «Cristo é o chefe de todo o principado e de toda a potestade» (2,10).

Este Reino pode encontrar dificuldades e provas, mas Cristo triunfará sempre. «É em vão, diz David, que os reis e os povos conspiram contra Deus e o seu Ungido, o Rei dos reis há de vencer e seu Reino não terá fim.  E nós venceremos com Ele se ouvirmos sua Palavra e colocarmos em prática.

Nesta perspectiva do Reino de Deus, é que se insere o Tribunal Eclesiástico Diocesano que a nível interno da Igreja existe para favorecer a comunhão eclesial. É missão do Tribunal ajudar a fazer justiça, tirando os empecilhos à comunhão. Por isso, a tônica do Tribunal é pastoral por mais que trabalhe com o aspecto jurídico como meio e método, a finalidade é pastoral.

E a finalidade da pastoral é fazer com que Cristo reine e seja tudo em todos como diz o apóstolo São Paulo, o que se traduz em termos jurídicos como “salvação das almas” (salus animarum) o máximo escopo das leis eclesiásticas.

Parabéns aos que trabalham no nosso Tribunal em especial ao Pe. Jean Rafael Eugênio Barros, Vigário Judicial. Deus abençoe a todos.

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO