Pastoral Afro-Brasileira celebra Dia da Consciência Negra em Ribeirão Pires

Na segunda-feira, 20 de novembro,Dia Nacional da Consciência Negra, a Pastoral Afro-Brasileira se reuniu para a Celebração Eucarística na Paróquia São José, matriz de Ribeirão Pires.

Com a presença de toda a Região Pastoral Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que acolhia a peregrinação da Relíquia de Santo André Apóstolo, a santa missa foi presidida pelo Padre Irineu Dossou, svd, missionário do Verbo Divino, e concelebrada pelo assessor diocesano da pastoral, Padre Edmar Antônio, pelo pároco da matriz, Padre Pierre Dieucel, CS, e os padres da região pastoral.

Na homilia, Padre Irineu enfatizou a importância da palavra de Deus e do Espírito Santo na orientação da vida espiritual e moral,destacou o Dia da Consciência Negra, convidando os fiéis a refletirem sobre a identidade e a resistência às influências colonizadoras. Utilizando a metáfora do peixe e do anzol, ele alertou sobre as tentações que se disfarçam de boas ofertas, lembrando que nem tudo que parece positivo deve ser aceito.

O padre fez uma conexão histórica com o período helenístico, citando a influência da cultura grega sobre os jovens judeus e a consequente perda de elementos fundamentais da identidade judaica. Ele relacionou essa história com os desafios atuais enfrentados pelo povo negro, criticando as vozes contrárias às políticas de igualdade racial e afirmando a necessidade de lutar contra a opressão.

Ele enfatizou os desafios enfrentados pelo povo negro, incluindo a luta pela identidade e contra a discriminação, e encorajou a comunidade a seguir o exemplo de Jesus e dos apóstolos na busca por justiça e verdade. Ele concluiu a homilia com uma mensagem de esperança e resistência, enfatizando a importância da voz e da representatividade das minorias.

No final da missa, o assessor diocesano, Padre Edmar, destacou o papel fundamental da Pastoral Afro-Brasileira na Igreja Católica, enfatizando a conexão profunda da comunidade negra com a fé em Jesus Cristo e no Evangelho. Ele realçou o momento significativo em que os negros reconheceram sua inclusão integral na pastoral da Igreja, simbolizada pelo batismo, que os torna filhos e filhas de Deus, e mencionou o empenho da pastoral em se fazer presente em várias regiões, buscando alcançar e engajar mais comunidades ao longo do ano, principalmente por meio de encontros e eventos.

Confira todas as fotos aqui