Diocese de Santo André

Pastoral Afro-Brasileira celebra Dia da Consciência Negra em Ribeirão Pires

Na segunda-feira, 20 de novembro,Dia Nacional da Consciência Negra, a Pastoral Afro-Brasileira se reuniu para a Celebração Eucarística na Paróquia São José, matriz de Ribeirão Pires.

Com a presença de toda a Região Pastoral Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que acolhia a peregrinação da Relíquia de Santo André Apóstolo, a santa missa foi presidida pelo Padre Irineu Dossou, svd, missionário do Verbo Divino, e concelebrada pelo assessor diocesano da pastoral, Padre Edmar Antônio, pelo pároco da matriz, Padre Pierre Dieucel, CS, e os padres da região pastoral.

Na homilia, Padre Irineu enfatizou a importância da palavra de Deus e do Espírito Santo na orientação da vida espiritual e moral,destacou o Dia da Consciência Negra, convidando os fiéis a refletirem sobre a identidade e a resistência às influências colonizadoras. Utilizando a metáfora do peixe e do anzol, ele alertou sobre as tentações que se disfarçam de boas ofertas, lembrando que nem tudo que parece positivo deve ser aceito.

O padre fez uma conexão histórica com o período helenístico, citando a influência da cultura grega sobre os jovens judeus e a consequente perda de elementos fundamentais da identidade judaica. Ele relacionou essa história com os desafios atuais enfrentados pelo povo negro, criticando as vozes contrárias às políticas de igualdade racial e afirmando a necessidade de lutar contra a opressão.

Ele enfatizou os desafios enfrentados pelo povo negro, incluindo a luta pela identidade e contra a discriminação, e encorajou a comunidade a seguir o exemplo de Jesus e dos apóstolos na busca por justiça e verdade. Ele concluiu a homilia com uma mensagem de esperança e resistência, enfatizando a importância da voz e da representatividade das minorias.

No final da missa, o assessor diocesano, Padre Edmar, destacou o papel fundamental da Pastoral Afro-Brasileira na Igreja Católica, enfatizando a conexão profunda da comunidade negra com a fé em Jesus Cristo e no Evangelho. Ele realçou o momento significativo em que os negros reconheceram sua inclusão integral na pastoral da Igreja, simbolizada pelo batismo, que os torna filhos e filhas de Deus, e mencionou o empenho da pastoral em se fazer presente em várias regiões, buscando alcançar e engajar mais comunidades ao longo do ano, principalmente por meio de encontros e eventos.

Confira todas as fotos aqui

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”