Conheça a biografia do futuro Diácono Transitório, Gustavo Laureano

Com alegria renovada a Diocese de Santo André comunica a ordenação diaconal de três seminaristas que com o espírito de serviço, a exemplo de Jesus Cristo, onde os candidatos ao presbiterado são convidados a serem sinal da presença de Deus na vida de cada ser humano.

Os candidatos receberão o primeiro grau do Sacramento da Ordem pelas mãos de Dom Pedro Carlos Cipollini, dando mais um grande passo rumo ao sacerdócio, no dia 16 de dezembro, às 9h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo.

Para conhecermos mais a história desses três jovens seminaristas, os convidamos para nos contarem suas histórias, e nesta matéria iremos conhecer um pouco mais da vida do Seminarista Gustavo Laureano Pinto.

Conheça a biografia do futuro Diácono Transitório, Gustavo Laureano

Chamo-me Gustavo Laureano Pinto, nasci em 19/08/1996 na cidade de São Bernardo do Campo. Recebi o batismo em 19/01/1997. De família católica, participei timidamente da vida de minha comunidade de origem (Paróquia Santa Luzia, Virgem e Mártir, em São Bernardo do Campo/ Anchieta) durante a infância. Recebi a primeira comunhão em 2007.

Comecei a me engajar pastoral na comunidade com a preparação para o sacramento da Crisma, em 2011, e a partir deste momento, me encantei por Cristo. Assim, comecei ajudando os catequistas de Crisma e na liturgia da comunidade. A caminhada com as pastorais, com a vida da comunidade, fez com que a minha vocação se desenvolvesse e pudesse frutificar.

Foi então que em 2013, durante os eventos da Jornada Mundial da Juventude, tive um grande despertar vocacional, veio o desejo de servir mais intensamente a Deus e me perguntava como. Foi então que a vocação presbiteral respondeu a este anseio. Por isso, no ano seguinte, iniciei o acompanhamento vocacional em nossa diocese, onde refletimos sobre as diversas vocações e discernindo sobre o nosso chamado. Paralelamente, também fazia encontros vocacionais com as Irmãs Pias Operárias de São José, que contribuíram no amadurecimento do meu chamado.

Após dois anos de discernimento, fiz a minha entrada no Seminário Propedêutico da Diocese em 02/03/2016. Realizei meu estágio pastoral nas paróquias: Santíssima Virgem, Bom Jesus de Piraporinha, Imaculada Conceição Aparecida, São Geraldo Magella, São Camilo de Léllis, São Sebastião e Santa Luzia, em Ribeirão Pires.

O chamado que Deus tem para as nossas vidas, seja ele qual for, não acontece por nossos méritos, mas por Sua infinita Graça e Misericórdia e a cada um de nós cabe responder “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Roguemos a Nossa Senhora para que ela interceda a Jesus por nós e que Ele, o Bom Jesus, não deixe de enviar trabalhadores para a sua Messe.