Cultura Vocacional

Neste final de ano celebraremos o Natal, o mistério da Encarnação: Deus se faz homem, humano, um menino…jovem! Sim, Jesus foi jovem também. Passou sua juventude em Nazaré, como nos indicam os Evangelhos. É sobre jovens que desejo refletir com vocês, neste nosso último encontro do ano aqui no jornal “A Boa Notícia”.
Temos em nossa Diocese um grande número de jovens. Nossa Igreja poderia ter mais jovens e se rejuvenescer com eles. Percebi isto no nosso “Encontro dos Jovens com o Bispo”, organizado pela Pastoral Juvenil de nossa Diocese para comemorar o dia do leigo, dia de Cristo Rei do Universo.
O Documento Final do Sínodo sobre a juventude notou que “os jovens são convidados a fazer escolhas que orientam sua existência; eles expressam o desejo de serem escutados, reconhecidos e acompanhados. Muitos experimentam como sua voz não é considerada interessante e útil no âmbito social e eclesial. Em vários contextos, há uma falta de atenção ao seu clamor, de modo particular, ao dos mais pobres e explorados; além disso, experimentam a falta de adultos disponíveis e aptos a escutar” (Parte I n. 7). Daí a importância do trabalho da Pastoral Juvenil unida com a Pastoral Vocacional, ambas existentes em nossa Diocese. A animação vocacional é o coração pastoral de uma Igreja que pulsa de amor-serviço pelos filhos e filhas de Deus. Ela anima, convoca, prepara todos os seus membros para a missão comum: a colaboração para a construção do Reino do Pai!
Vejam a importância desta pastoral: “No que se refere à formação dos discípulos e missionários de Cristo, ocupa lugar particular a
pastoral vocacional, que acompanha cuidadosamente todos os que o Senhor chama a servir à Igreja no sacerdócio, na vida consagrada ou no estado leigo” (Doc. Aparecida n. 314).
Diante deste compromisso que Jesus solicita à sua Igreja, devemos nos empenhar em desenvolver uma “cultura vocacional”.
Celebramos em nossa Diocese o Ano Vocacional (2019-2021) e agora na Igreja do Brasil celebramos o Ano Vocacional Nacional com o tema “Vocação: graça e missão”, e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”. É importante que as propostas pastorais e o planejamento pastoral das comunidades, paróquias e de toda Diocese, contemplem o tema vocacional, em especial quando se trata do trabalho pastoral com os jovens. Neste sentido, o serviço de Animação Bíblico Catequética da Diocese merece atenção especial.
Afinal, o tema vocacional não é exclusivo de uma pastoral, mas é dimensão essencial que perpassa toda a nossa vida.
Que Jesus menino nos rejuvenesça na nossa vocação de testemunhar seu amor ao mundo. Feliz e Santo Natal a todos!