Dom Pedro celebra o Natal enfatizando a Luz e Paz de Jesus no Mundo

Na missa da Noite de Natal, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, celebrou a Santa Missa na catedral diocesana Nossa Senhora do Carmo. Acompanhado pelo pároco da catedral e vigário geral da diocese, Padre Joel Nery, pelo secretário episcopal Padre Camilo Gonçalves, pelo diácono transitório William Maia, e com os fiéis presentes, a celebração foi um momento de renovação da esperança e celebração do nascimento do Messias,o “Príncipe da Paz”.

Logo após a procissão de entrada, o coral diocesano entoou o Anúncio Natalino, uma recapitulação da história da salvação, desde a criação até o nascimento de Jesus,  enfatizando a natureza divina e humana de Cristo. Enquanto isso, o bispo e todos os presentes contemplavam a imagem do Menino Jesus, revelada ao final do cântico pelo bispo dicoesano.

Na homilia, Dom Pedro refletiu profundamente sobre o significado do Natal, destacando a importância da luz e da paz que Jesus traz ao mundo: (leia a homilia completa clicando aqui)

“Chegamos a mais um Natal, e junto com o profeta Isaías exclamamos: ‘O povo que estava nas trevas viu uma grande luz’. Jesus é a luz do mundo. Hoje, a festa é de luz, libertação e paz. Como disse o anjo a Maria, Cristo é nossa paz. O mundo não tem paz porque não conhece Cristo. Deus iluminou esta noite santa com a luz de Cristo, trazendo alegria e esperança. Natal é a celebração do mistério da Encarnação. Deus se fez homem, e isso nos traz a certeza de um futuro onde se realizará a sua vontade.”

Ele também enfatizou a necessidade de acender uma luz para Jesus em nossos corações e vidas, vivendo com equilíbrio, justiça e piedade:

“O Evangelho anuncia o cumprimento dessa profecia. Deus amou tanto o mundo que enviou o seu Filho para salvá-lo. Jesus, o sol da justiça, se apresenta como luz do mundo. Ao assumir a condição humana, ele se torna solidário conosco. Natal é uma festa de união, de encontro. Estamos aqui para celebrar essa graça, essa glória que apareceu diante de nós.”

Ao término da celebração, Dom Pedro conduziu a imagem do Menino Jesus ao presépio e proferiu a bênção sobre o órgão restaurado da catedral, localizado no coro, de onde o Maestro Diego conduziu o Coral Diocesano durante a celebração.

Em sua mensagem final, o bispo expressou seus votos:

“A todos desejo um Feliz Natal. Que a paz do Menino Jesus esteja no coração de cada um e que essa bênção vocês possam levá-la e comunicar a todos os que encontrarem.”

Fotos de João Faxini