Padre Clayton Ramos é o novo pároco da Aparecida em São Caetano do Sul

No domingo, 31 de dezembro, Solenidade da Sagrada Família de Jesus, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida em São Caetano do Sul celebrou a chegada de seu novo pároco, Padre Clayton Ramos. A posse canônica, presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, contou com a presença do vigário emérito Padre David Vantroba, e dos padres Guilherme Franco, Dayvid da Silva e Tiago Sibula, além do diácono transitório Diego das Dores.

Com a presença da comunidade, o diácono permanente com uso de ordem na comunidade, Danton Dalas, leu a provisão de posse das duas paróquias, uma vez que o novo pároco também foi nomeado administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Prosperidade.

A celebração prosseguiu com a profissão de fé do presbítero, um instante marcante de grande importância, no qual ele reafirmou seu compromisso solenemente perante o bispo e a comunidade reunida.

Antes da proclamação do Evangelho, Padre Clayton  recebeu das mãos do bispo diocesano o Evangeliário, simbolizando sua missão de proclamar o Evangelho. Essa entrega reforçou seu papel essencial como anunciador da Palavra de Deus.

Durante a homilia, Dom Pedro abordou a importância da Sagrada Família de Jesus na vida cristã:

“A palavra de Deus proclamada nos fala da Família Sagrada Família de Nazaré. Como para nós esse tema é precioso, principalmente nesses nossos dias, e aqui mesmo nesta paróquia, tem movimentos que incentivam a família tão necessitada de apoio e de orações e também da proximidade de seus pastores.”

O bispo ressaltou o papel de Jesus, Maria e José, e a apresentação de Jesus no templo, enfatizando a centralidade da família na fé cristã, e disse sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias modernas:

“Nós sabemos como hoje as famílias atravessam dificuldades muito mais que outros tempos. Porque se antes as dificuldades das famílias eram a convivência no dia a dia, hoje se questiona a própria existência da família.”

Ainda, ele destacou a importância da Palavra de Deus na orientação das famílias e na comunidade de fé, salientando a missão da família não só em termos individuais, mas também comunitários.

Por fim, Dom Pedro falou sobre a  missão dos párocos e o papel vital que desempenham nas comunidades e concluiu destacando a importância de uma relação recíproca de cuidado e apoio entre os párocos e suas paróquias.

Após a homilia deu-se continuidade ao rito de posse, o pároco renovou as promessas realizadas no dia de sua ordenação, e recebeu das mãos de Dom Pedro a chave do sacrário, chaves da igreja, jarra batismal e a estola roxa, símbolos que representam o caminhar do presbítero na comunidade em que é empossado.

Dom Pedro então declarou Padre Clayton o novo pároco da Aparecida e administrador paroquial da Prosperidade.

A comunidade o acolheu calorosamente com uma mensagem de boas-vindas ao final da celebração, expressando alegria e fé em sua nomeação. Enfatizou-se a importância de sua missão apostólica, destacando sua resposta ao chamado de Deus e ao convite de Dom Pedro. A paróquia reafirmou seu apoio e desejo de que Padre Clayton conduza sua missão com amor, oração e fidelidade, trazendo bênçãos à comunidade sob a graça de Deus e Nossa Senhora Aparecida.

Padre Dayvid, representando a Região Pastoral Diadema, dirigiu-se à assembleia. Ele expressou sincero agradecimento ao Padre Clayton por seu dedicado ministério na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, destacando seu zelo e responsabilidade.

“Em nome da região Pastoral de Diadema, agradecemos imensamente o dom da sua vida e do seu ministério. Durante o tempo conosco em Diadema, o Padre Clayton contribuiu significativamente para a comunidade, sendo um verdadeiro presente de Deus. Agora, ao se juntar à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, ele leva consigo essa mesma dedicação e fervor. Desejamos que ele seja acolhido com a mesma alegria e apoio que sempre demonstrou em seu serviço”.

Padre Clayton, por sua vez, expressou um profundo agradecimento, refletindo seu compromisso e expectativa para com a nova comunidade:

“Em primeiro lugar, minha gratidão vai ao Deus da vida, por me abençoar com a vocação e a oportunidade de servir em Sua vinha. Lembro-me com carinho dos dias na Paróquia Imaculada Conceição em Mauá, onde minha jornada começou no meio de uma comunidade tão acolhedora. Estendo meu agradecimento ao nosso Bispo Dom Pedro, pela confiança depositada em mim. A todos os coordenadores e membros da comunidade que estão deixando suas posições, minha mais sincera gratidão. Aos que estão assumindo, desejo a bênção de Deus em seu serviço. Como seu novo pároco e pastor, estou entusiasmado para caminhar junto com vocês, meus novos filhos na fé, na construção do Reino de Deus entre nós”.

Ao final da celebração foi lida a  ata de posse pelo chanceler do bispado, Padre Camilo Gonçalves de Lima. Este importante documento, destinado a ser arquivado no livro registro da paróquia, simboliza o início oficial de uma nova trajetória das duas comunidades.