Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro recebe Padre André Rodrigues

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo, em São Bernardo do Campo, acolheu na manhã do domingo, 28 de janeiro,  Padre André Rodrigues como seu novo administrador paroquial, que que aconteceu durante a Santa Missa presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André.

A celebração começou com a leitura do Decreto de Nomeação, um momento simbólico que oficializou a nova missão do Padre André, e que ao receber o Livro dos Evangelhos, foi lembrado de sua missão de levar a Palavra de Deus a todos, sem exceção.

Em sua homilia, Dom Pedro enfatizou a centralidade de Jesus na vida cristã, dizendo:

“Em Jesus, Deus responde a tudo o que temos a perguntar. Quantas vezes nos revoltamos ou temos dúvidas, questionando os planos de Deus? E ainda há aqueles que duvidam da própria existência de Deus. Mas a verdade é que Deus nos ama imensamente e jamais nos abandona, mesmo diante dos nossos pecados. Ele enviou seu Filho para nos salvar.”

O bispo também destacou o poder transformador da Palavra de Deus:

“A Palavra de Jesus tem o poder de mudar não só os corações, mas também as circunstâncias da vida. Vejam o exemplo do homem possuído que foi libertado pelo poder da Palavra de Jesus. Isso nos mostra a força da nossa fé e o poder libertador de Cristo, que veio para nos salvar de toda maldade.”

Ele  destacou a essencialidade da missão cristã na vida dos fiéis e lembrou a todos que a responsabilidade de difundir o nome de Jesus pelo mundo é de todos, realizada por meio de nossas ações cotidianas e do exemplo que damos. Cada gesto de bondade, segundo ele, planta as sementes do Reino de Deus na terra, e que o batismo nos convoca a sermos missionários, a representar Deus através de nossas palavras e ações, e a disseminar as boas novas do evangelho com a vida que levamos.

Referindo-se à vocação do Padre André e à sua acolhida pela comunidade, Dom Pedro expressou: “O Padre André, embora jovem, traz consigo uma rica experiência pastoral. Peço que o acolham de coração aberto e que juntos, pastor e comunidade, caminhem na fé e na prática do evangelho. Lembrem-se de que o pastor precisa do rebanho tanto quanto o rebanho precisa do pastor. Este é um momento de união e de fortalecimento da nossa fé.”

Após a homilia, foi realizada a renovação das promessas sacerdotais diante do bispo, da comunidade e de Deus, que reafirmou seu compromisso com a missão pastoral que lhe foi confiada.

O rito prosseguiu com a entrega de objetos e instrumentos simbólicos ao novo administrador paroquial, que carregados de significado, representam o serviço pastoral e a responsabilidade de guiar a comunidade no caminho da fé e do amor cristão, resultando na proclamação oficial do Padre André como administrador paroquial, selada com um abraço fraterno de Dom Pedro.

Padre André, por sua vez, expressou gratidão pela recepção:

“Estou muito grato pela oportunidade de servir nesta paróquia. Agradeço a Dom Pedro pela confiança e a toda a comunidade pelo acolhimento. Juntos, vamos caminhar na fé e no amor de Cristo”.

A comunidade, expressando sua alegria e boas-vindas, prometeu apoio ao novo administrador:

“Recebemos o Padre André com alegria e nos comprometemos a estar ao seu lado, superando desafios e construindo juntos uma comunidade cada vez mais unida e forte na fé”.

O rito de posse canônica foi concluído com a leitura da ata de posse, pelo chanceler do bispado Padre Camilo Gonçalves de Lima, e será arquivada no livro tombo da paróquia.

Fotos: Fábio Silva, Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro