Diocese de Santo André

Dom Pedro celebra missa de abertura do ano letivo dos seminaristas

No dia 06 de fevereiro, terça-feira, Dom Pedro Cipollini presidiu a Santa Missa que marca o início do ano formativo das três casas de formação de nossa diocese, que aconteceu na Casa de Formação de Filosofia.

A Santa Missa pelas vocações sacerdotais foi concelebrada pelos reitores dos seminários: Padre Rudnei Sertório, da Casa de Teologia; Padre Cleidson Pedroso, da Casa de Filosofia; e Padre William Mariotto, da Casa do Propedêutico. Além deles, marcaram presença o Padre Rafael Capelato, diretor de estudos da Casa de Teologia, e o Padre Mário Alessio, diretor espiritual da Casa do Propedêutico, e Ryan Matthew Holke, MIPK, vigário episcopal para Caridade Social.

Na homilia proferida por Dom Pedro, o foco foi a essencialidade da formação dos seminaristas, abrangendo desde o início do percurso até os momentos finais de seu aprendizado, e sublinhou a gratidão pelos dedicados formadores e a preocupação com a integridade da formação sacerdotal. Alertou sobre a gravidade de se tornarem “padres funcionários” sem autêntica vocação, destacando que “Um padre sem vocação fica omisso, vê as ovelhas sofrerem e não toma providência… O bom pastor dá a vida por suas ovelhas!” Ele também criticou a falsa piedade, citando o Evangelho: “Me honram com os lábios, mas seu coração está longe de mim” (Mc 7, 6), apontando para a necessidade de uma fé genuína e ativa.

Além disso, Dom Pedro ressaltou as palavras inspiradoras do Papa Francisco aos seminaristas, realçando o papel central da Eucaristia na formação sacerdotal: “Retomemos estes pontos para colocar Deus no centro… Tudo isso se consegue somente com a adoração eucarística,” citou, referindo-se ao discurso do Papa que enfatiza a Eucaristia como fonte de inspiração pedagógica e disciplinar.  (leia a homilia na íntegra, clicando aqui).

Concluindo a celebração, os padres presentes, com sabedoria e compreensão, proferiram palavras inspiradoras de incentivo aos seminaristas, encorajando-os a perseguir seus caminhos com determinação e confiança, os padres reforçaram a importância da vocação escolhida por cada seminarista, instigando-os a abraçar com paixão os desafios e as alegrias que o ministério sagrado reserva para a caminhada.

Compartilhe:

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

Aparecida Severo, leiga consagrada da diocese, está em missão em Tefé: “Dar da minha pobreza sem limites de espaço e de tempo”

Caminhando na Pequena Via: Vigília da Juventude inspira esperança

Em coletiva do Sínodo, Dom Pedro Cipollini fala da necessidade de três conversões: espiritual, pastoral e de estruturas

Mundo visto daqui