Comissão de Justiça e Paz tem encontro com bispo diocesano

No dia 9 de março, a Comissão de Justiça e Paz realizou uma reunião presencial significativa, marcada pela presença do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e conduzida pelo coordenador, Prof. Marcelo Mauad. Acompanhado pelo vice coordenador Ronaldo Machado Pereira e pela secretária Maria Carolina M. Ortiz Pelosini, o encontro contou com a participação dos novos membros Walter Veludo Neto, Andréia do Nascimento, Hugo Allan Matos e João Domingos Santos Silva. Eles tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, formações e compromissos em suas respectivas áreas de atuação.

A reunião, que também teve a participação dos demais membros da comissão, incluindo Antonieta Rosa Nogueira Ferreira, Oscar de Araújo Bicudo, Maria Cândida e Francisco Bezerra, e serviu como um momento para refletir sobre as atividades e esforços de articulação desenvolvidos ao longo de 2023.

Dom Pedro destacou o alinhamento da comissão com a Doutrina Social da Igreja, enfatizando princípios fundamentais como a dignidade da pessoa humana, o bem comum, solidariedade, subsidiariedade e justiça social. Ele ofereceu orientações valiosas, lembrando a missão da comissão de promover a justiça social, a defesa dos direitos humanos e a paz, com base nos valores cristãos. Isso inclui ações como apoio e assistência, escuta ativa, diálogo, mediação de conflitos e a busca por soluções pacíficas e construtivas para os desafios sociais, além de propor políticas de transformação social.

Em um gesto simbólico e motivacional, o bispo entregou a cada membro um exemplar do livro da Campanha da Fraternidade, incentivando a integração do tema da Campanha de 2024, “Fraternidade e Amizade Social”, nas atividades da comissão. Ele sugeriu promover o diálogo entre diversos setores da sociedade, incluindo autoridades governamentais, organizações civis, movimentos sociais e entidades jurídicas, com o objetivo de assinar uma nota de compromisso ou pacto regional que reflita os valores cristãos e os direitos humanos, focando em prioridades específicas para a região do ABCDMR.