Diocese de Santo André

RESSURREIÇÃO DE CRISTO E RESSURREIÇÃO DO MUNDO

Mensagem do Bispo Diocesano

A ressurreição de Jesus é o sinal que certifica o acontecimento da redenção. A Humanidade estava caída por causa do pecado, condenada à morte. Com a ressurreição de Jesus a Humanidade é redimida. Jesus inicia um novo mundo, uma nova criação, da qual ele é o novo Adão. A lei maior é o amor e o modo de agir é na graça de Deus! Somos novas criaturas! Deus refaz, na graça do
amor de Cristo, a desgraça provocada pelo pecado. Agora, em Cristo, nós podemos novamente ser filhos e filhas do Pai
Celestial, semelhantes a Ele pela filiação divina.
A ressurreição de Jesus é o centro de nossa fé: “Se Cristo não ressuscitou, então é vã nossa pregação, vã também nossa fé” (1Cor 15,14). Por isso o Tríduo Pascal é o ponto alto da celebração da Semana Santa, para o qual convergem todas as promessas de Deus. A ressurreição também é o ponto de partida para a missão da Igreja. Ela instaura entre nós o Reinado definitivo de Deus. Por isso a Igreja pode exclamar: Cristo ressuscitou, a vida venceu a morte: aleluia!
Nossa realidade tem aparência de morte e muitas vezes a morte parece triunfar: guerra na Ucrânia, na Palestina/Israel, no Sudão e no Iêmen etc. Conflitos esparramados pelo mundo, perseguições, migrações forçadas, trabalho em regime de escravidão… Estas são as sombras da morte: fome, peste e guerras! Contudo, como uma semente fecunda, está germinando o Reino de Deus no solo fértil da fé, esperança e amor, vividos por milhares de filhos e filhas de Deus.
Celebrar a Páscoa não é somente uma liturgia que se realiza no templo, na igreja, mas é também colaborar e se comprometer para que “venha a nós o Reino de Deus”. Pelo batismo somos ressuscitados em Cristo e com Cristo, para uma vida de consagração a Deus, com compromisso de vencer o mal fazendo o bem. Empenhando-nos pela justiça do Reino, através dos pequenos atos do dia a dia, com Jesus Cristo Ressuscitado, devemos promover a ressurreição do mundo que espera sua libertação.
Como Pai e Pastor de nossa querida Igreja Diocesana de Santo André, que neste ano completa seus setenta anos de criação, abençoo cada um de vocês com a bênção do Deus da Vida. Feliz Páscoa a todos!
+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos