Entre os dias 5 e 7 de abril, o Seminário Santo Antônio, localizado em Agudos, interior de São Paulo, sediou o I Encontro Regional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro teve como foco “O Diaconado e a Sinodalidade”, reunindo os os presentes para discutir e aprofundar temas pertinentes à formação diaconal e sua relação com a sinodalidade.
O encontro foi marcado pela participação de Dom Moacír Silva, arcebispo de Ribeirão Preto e bispo referencial dos Diáconos Permanentes do Regional Sul1. Momentos importantes trouxeram a reflexão sobre “A formação diaconal nos Documentos da Igreja” e “A Sinodalidade Diaconal no processo formativo”, que serviram como base para as discussões durante os três dias.
Durante o encontro, destacou-se a troca de experiências entre os participantes, provenientes de 17 dioceses, sobre os desafios e as oportunidades encontrados nas diferentes etapas de formação diaconal. Essa partilha de conhecimentos e práticas visa aprimorar a qualidade da formação oferecida aos futuros diáconos.
O Diácono Leandro Santos, da Diocese de Limeira, apresentou sobre “Fundamentos e etapas do processo formativo”, enquanto o Diácono João Lázaro, da Diocese de Santo André, discutiu “A dupla sacramentalidade do diácono permanente”.
O encontro contou com a presença de oito sacerdotes, dois alunos de escolas diaconais e vinte e dois diáconos. Entre os representantes da Diocese de Santo André, destacaram-se os diáconos permanentes Sandro Bermudes, Salustiano Junior e Danton Dalas Deffert, reforçando o compromisso da diocese com a formação e o desenvolvimento diaconal