Diocese de Santo André

RESSURREIÇÃO DE CRISTO E RESSURREIÇÃO DO MUNDO

Mensagem do Bispo Diocesano

A ressurreição de Jesus é o sinal que certifica o acontecimento da redenção. A Humanidade estava caída por causa do pecado, condenada à morte. Com a ressurreição de Jesus a Humanidade é redimida. Jesus inicia um novo mundo, uma nova criação, da qual ele é o novo Adão. A lei maior é o amor e o modo de agir é na graça de Deus! Somos novas criaturas! Deus refaz, na graça do
amor de Cristo, a desgraça provocada pelo pecado. Agora, em Cristo, nós podemos novamente ser filhos e filhas do Pai
Celestial, semelhantes a Ele pela filiação divina.
A ressurreição de Jesus é o centro de nossa fé: “Se Cristo não ressuscitou, então é vã nossa pregação, vã também nossa fé” (1Cor 15,14). Por isso o Tríduo Pascal é o ponto alto da celebração da Semana Santa, para o qual convergem todas as promessas de Deus. A ressurreição também é o ponto de partida para a missão da Igreja. Ela instaura entre nós o Reinado definitivo de Deus. Por isso a Igreja pode exclamar: Cristo ressuscitou, a vida venceu a morte: aleluia!
Nossa realidade tem aparência de morte e muitas vezes a morte parece triunfar: guerra na Ucrânia, na Palestina/Israel, no Sudão e no Iêmen etc. Conflitos esparramados pelo mundo, perseguições, migrações forçadas, trabalho em regime de escravidão… Estas são as sombras da morte: fome, peste e guerras! Contudo, como uma semente fecunda, está germinando o Reino de Deus no solo fértil da fé, esperança e amor, vividos por milhares de filhos e filhas de Deus.
Celebrar a Páscoa não é somente uma liturgia que se realiza no templo, na igreja, mas é também colaborar e se comprometer para que “venha a nós o Reino de Deus”. Pelo batismo somos ressuscitados em Cristo e com Cristo, para uma vida de consagração a Deus, com compromisso de vencer o mal fazendo o bem. Empenhando-nos pela justiça do Reino, através dos pequenos atos do dia a dia, com Jesus Cristo Ressuscitado, devemos promover a ressurreição do mundo que espera sua libertação.
Como Pai e Pastor de nossa querida Igreja Diocesana de Santo André, que neste ano completa seus setenta anos de criação, abençoo cada um de vocês com a bênção do Deus da Vida. Feliz Páscoa a todos!
+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra

LIBERDADE RELIGIOSA

Paróquia São Felipe Apóstolo acolhe Pe. Ernane Marinho, SIA, como administrador paroquial

Pastorais e movimentos refletem sobre os eixos do 9º Plano Diocesano de Pastoral

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal