Diocese de Santo André

Matriz de São Bernardo recebe mais de mil ministros para o conferimento dos Ministérios Extraordinários

A tarde do dia 30 de junho iniciou com o Santo Terço, conduzido pelo assessor eclesiástico da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários (CDME), Padre Alex Sandro Camilo (Paróquia São Geraldo Magella, Forania Santo André Leste). Durante a oração, ele destacou o exemplo de São Mateus Moreira, incentivando os mais de mil ministros presentes a viverem plenamente o amor pela Eucaristia e pela Igreja.

A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e contou com a presença do clero diocesano e seminaristas. 

Em sua homilia, o bispo destacou a importância da fé e do serviço na vida cristã:

“Quero expressar a todos vocês meu carinho como pai e pastor desta Igreja de Santo André. Ao olhar para cada um de vocês, percebo a grande generosidade e o amor que trazem no coração ao servir nossa Igreja. Vocês são um povo de fé, povo de Deus, sacerdócio santo. Hoje, celebramos a memória dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. A Palavra de Deus nos ensina o valor da fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Só podemos ser Igreja a partir da fé, uma fé que nos congrega e que recebemos no dia do nosso batismo, como uma semente a ser cultivada ao longo da vida.”

Dom Pedro continuou sua reflexão, ressaltando que:

“Nosso tesouro é a fé. Na hora da morte, precisaremos apenas desta fé, que é a chave para abrir as portas do céu. Quem tiver fé será salvo. Devemos viver esta fé diariamente, pois a fé sem obras é morta e a fé atua pela caridade. O Evangelho nos apresenta Jesus com os doze apóstolos e ao formar os apóstolos, procurava um líder para a comunidade que Ele queria fundar como sua Igreja. Então, Ele perguntou aos apóstolos: ‘Quem dizem que eu sou?’ Cada um respondeu de forma diferente: ‘Para uns, você é profeta; para outros, um sábio’, e assim por diante. Alguns achavam que Jesus era Elias que tinha voltado. Então, Jesus perguntou: ‘E para vocês, quem eu sou?’ Pedro respondeu: ‘Tu és o Filho de Deus vivo, que veio ao mundo para nos salvar, o Messias.’ Esta é a fé fundamental e verdadeira da nossa Igreja.”

Após a homilia, cada ministério foi conferido separadamente. Nosso bispo abençoou cada ministério extraordinário, e ao final, os ministros realizaram a investidura da opa.

Padre Alex dirigiu algumas palavras aos presentes, agradecendo a participação de todos e a colaboração na organização do evento:

“E assim nós chegamos ao final desta celebração tão bonita, tão repleta de pessoas, mas também tão tranquila. Momento tão especial na nossa Igreja diocesana, na vida das nossas paróquias e tenho certeza, na vida de todos vocês que aqui estão. Então queremos louvar e agradecer a Deus por esses dons, por esses ministérios extraordinários que Ele concede à nossa Igreja particular de Santo André.”

Dom Pedro encerrou a celebração com uma mensagem de encorajamento: 

“Está tão bonito vendo daqui, parecem anjos. Vamos agradecer porque Deus nos dá a graça de fazermos parte dessa igreja dinâmica, bonita e com seus sacerdotes, ministros como vocês e tudo o que acontece de bom para pregar a Palavra de Deus, celebrar Jesus Cristo no Sacramento e caminhar como Igreja acolhedora e missionária. Que vocês nunca desanimem, tenham coragem e fé.”

Veja o álbum completo, clicando aqui.

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”