Hoje, a Diocese de Santo André comemora os nove anos da posse de Dom Pedro Carlos Cipollini como bispo diocesano. Com o lema “In Nomine Iesu” – “Em nome de Jesus” (Cl 3,17), Dom Pedro tem guiado sua missão pastoral com zelo, sabedoria e uma dedicação inabalável ao serviço do povo de Deus.

Nascido em 4 de maio de 1952, em Caconde, São Paulo, Dom Pedro foi ordenado sacerdote em 1978. Antes de sua nomeação para Santo André, ele serviu como bispo de Amparo e desempenhou papéis importantes na educação teológica e na coordenação de projetos pastorais. Em 2015, foi chamado para liderar a Diocese de Santo André, sucedendo Dom Nelson Westrupp.

“Em nome de Jesus, disse meu sim e estou aqui para amar e servir vocês.”

Dom Pedro Carlos Cipollini

Nestes nove anos, Dom Pedro implementou diversas iniciativas significativas em nossa diocese:

• Visitas Pastorais Missionárias: Percorreu todas as paróquias da diocese acompanhado por grupos de leigos missionários, promovendo uma maior integração e fortalecimento da comunidade.
  • Primeiro Sínodo Diocesano: Convocou e conduziu o sínodo que resultou no 8º Plano Diocesano de Pastoral, visando um direcionamento claro para as ações pastorais até 2022.
  • Tribunal Eclesiástico Diocesano: Criou e instalou o tribunal, proporcionando uma estrutura jurídica mais robusta para a diocese.
  • Criação de Paróquias e Ordenação de Padres: Criou 7 novas paróquias e ordenou 16 novos padres, ampliando o alcance pastoral e espiritual da diocese.
  • Vicariato Episcopal: Estabeleceu o Vicariato Episcopal para a Coordenação Pastoral e o Vicariato Episcopal para a Caridade Social, fortalecendo a organização e a atuação da diocese em diversas frentes.
  • Escola Diocesana de Formação: Criação da Escola Diocesana de Formação, que tem sido fundamental para a capacitação contínua de leigos, reforçando a missão evangelizadora da diocese.

Dom Pedro conhecido por promover a unidade e a participação ativa dos leigos na vida da Igreja, sempre incentivando a formação contínua e o compromisso com a justiça social. Sua liderança não apenas guiou a Diocese de Santo André através de tempos de mudança, mas também inspira todos a viverem com mais fervor e dedicação a fé cristã.

Que o exemplo de Dom Pedro continue a nos guiar e inspirar, fortalecendo nossa fé e nosso compromisso com o Evangelho. Que o Bom Deus conceda ao nosso bispo saúde e sabedoria para que sua liderança continue a iluminar nosso caminho.