Queridos irmãos.

Hoje completam-se nove anos de minha chegada a Santo André como Bispo Diocesano. Rendo graças a Deus por servir a Igreja nesta Diocese tão viva e vibrante. Agradeço cada padre e diácono, todos os que neste tempo me receberam na fé e colaboraram com meu ministério. Deus seja louvado. Não tenho do que reclamar. A “epifania” de nossa Igreja Diocesana vivida no último domingo na comemoração dos 70 anos de nossa diocese indica que nossa caminhada é frutuosa, pelo que, só podemos mesmo agradecer.

Ao relembrar o início de meu episcopado nesta amada Diocese, lembro-me de minha primeira homilia, quando enfatizei: “A Igreja é nosso ‘eu’ plural! Amemos nossa Igreja”. No dia 26 de julho de 2015, não fui apenas eu que tomei posse da diocese, mas a diocese também tomou posse de mim. Foi um compromisso mútuo de serviço e amor, um laço que se fortalece a cada dia. Naquele momento, senti profundamente o desafio e a bênção de anunciar e testemunhar o Evangelho nesta grande cidade.

Nestes nove anos, tenho sido constantemente abençoado pela presença e dedicação de cada um de vocês, a cada passo, no decorrer das visitas pastorais missionárias, Sínodo Diocesano e na aplicação do oitavo plano Diocesano de Pastoral. A Diocese de Santo André, com seu espírito acolhedor e fervoroso, tornou-se verdadeiramente uma Terra Santa para mim. Agradeço a Deus por cada encontro, por cada momento de oração e por cada ação pastoral que realizamos juntos.

Dirijo-me de modo especial ao querido Povo de Deus, que conjuntamente com o clero, são a alma desta Diocese. Cada um, com seus dons e carismas, contribui para que nossa Igreja seja viva, dinâmica e missionária. Juntos, enfrentamos desafios, celebramos conquistas e, sobretudo, testemunhamos a presença de Deus em nossa caminhada.

Relembro as palavras do Papa Francisco, que nos chamou a ser uma Igreja em saída, comprometida com a evangelização na sociedade secularizada. Este chamado tem guiado nossas ações e inspirado nossos projetos pastorais. A nossa missão de anunciar e testemunhar o Evangelho continua sendo uma prioridade, e vejo com alegria o empenho de todos em viver esta missão com fervor e dedicação, na acolhida e na missão.

Neste dia de gratidão, peço que continuem rezando por mim. Que eu possa ser sempre um pastor à semelhança do único Pastor, Jesus Cristo. Que nosso compromisso com o Reino de Deus se renove a cada dia, e que nosso amor pela Igreja nos impulsione a servir com alegria e dedicação.

Continuo a confiar nosso caminho à intercessão de Maria Santíssima, nossa Mãe e Padroeira, assim como fiz no dia de minha posse. Que ela nos guie e proteja, como sempre tem feito.

Unido a todos na fé, estou pregando retiro para a Província dos padres Oblatos OMI, na Casa Coração de Jesus em Santo Amaro, mas não poderia deixar de manifestar minha gratidão a Deus a todo povo de nossa amada diocese. Fraterno abraço a todos e que Deus os abençoe.

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André