Diocese de Santo André

Dedicação do Altar e Benção do Ambão marcam celebração na Capela Santo Expedito

Na sexta-feira, 16 de agosto, a Capela Santo Expedito, pertencente à Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra, aconteceu a dedicação do Altar, a Benção do Ambão e do Sacrário. A Santa Missa com os ritos de dedicação, foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, e concelebrada pelo pároco Pe. Ernane Pereira Marinho, SIA, e o vigário Padre Ronaldo Teles da Cruz, com a presença do diácono Vagner Monteiro da Silva.

Antes da Liturgia da Palavra, Dom Pedro abençoou o novo ambão, ressaltando a importância de buscar a Palavra de Deus diariamente na vida cristã. Durante a homilia, Dom Pedro refletiu sobre o significado profundo do altar e do ambão para a comunidade:

“Este altar dedicado e este ambão, onde se proclama a Palavra de Deus, são sinais do nosso amor e fé em Deus. É aqui que a comunidade se reúne para viver sua fé e se fortalecer para levar o Evangelho ao mundo.”

Dom Pedro destacou ainda o altar como um símbolo central de reconciliação entre Deus e a humanidade:

“No altar, celebramos o Santo Sacrifício do Calvário, onde Cristo nos une a Deus, reconciliando-nos com Ele. A cada Eucaristia, renovamos este sacrifício, que nos fortalece como filhos de Deus e nos convida à união e à reconciliação.”

Ele finalizou ressaltando a importância da pureza e da reconciliação como preparativos essenciais para se aproximar do altar:

“O altar é um lugar de encontro com Deus, onde precisamos estar reconciliados com nossos irmãos. Que esta celebração nos inspire a crescer no amor e a espalhar o perfume de Cristo em nossas vidas e no mundo.”

Após a homilia, deu-se início ao rito de dedicação do altar com a invocação dos Santos com a Ladainha de Todos os Santos, a unção do altar com o Santo Óleo do Crisma, o incensamento, e, por fim, o revestimento e a iluminação do altar. Além disso, Dom Pedro abençoou o novo sacrário, onde o Santíssimo Sacramento será guardado, destacando a importância deste espaço sagrado para a vida de oração e adoração da comunidade.

A celebração também foi marcada pelos 50 anos de vida religiosa consagrada da Irmã Maria Reni, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei. Em um momento de emoção, a irmã expressou sua gratidão pelo carinho recebido da comunidade ao longo de sua jornada.

Ao final da noite, Padre Ernani Marinho, emocionado, agradeceu à comunidade pela presença e pelo amor demonstrado na preparação e participação na celebração. Ele destacou a alegria de ver a comunidade reunida com tanto amor e esforço, e expressou o desejo de que todos continuem a caminhar juntos, fortalecidos na fé e na unidade.

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”