A missa exequial do Diácono Permanente Carlos Caviola Foiani foi celebrada na manhã do dia 7 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santo André. Presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, a cerimônia reuniu o clero diocesano, familiares e amigos, que se uniram para prestar suas últimas homenagens a Carlos, falecido no dia anterior, 6 de agosto.

Em sua homilia, Dom Pedro destacou a solidariedade de Jesus na dor pela perda de entes queridos, mencionando o exemplo de quando “Jesus chorou a morte de seu amigo Lázaro.” O bispo sublinhou que essa solidariedade de Cristo nos inspira a sermos solidários também nos momentos de luto, especialmente ao acompanhar a família de Carlos neste momento difícil:

“Jesus está conosco em todos os momentos, especialmente neste momento crucial da perda de um ente querido.”

O bispo também refletiu sobre a fé e a vocação de Carlos, afirmando:

“Carlos acreditou tanto que quis seguir Jesus, tornando-se diácono para servir. Ele não apenas acreditou, mas viveu essa fé com uma tranquilidade que sempre me impressionou. Pela nossa fé, cremos que ele já provou a bondade de Deus e está em paz.”

Ao concluir, Dom Pedro convidou todos a refletirem sobre sua própria fé e a confiarem na ressurreição prometida por Cristo, destacando que cada conversão em nossa vida é um prenúncio dessa ressurreição.

Diácono Marcelo Cavinato, coordenador da Comissão Diocesana dos Diáconos, prestou sua homenagem, reforçando a esperança cristã na vida eterna:

“A casa de meu Pai tem muitas moradas… Carlos agora, pela nossa fé, está livre do condicionamento humano, experimentando a infinita misericórdia de nosso Pai.”

Carlos Caviola Foiani nasceu em 23 de outubro de 1979, em Santo André, filho de Antonio Foiani e Marcia Caviola Foiani. Ele sempre esteve ligado à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Forania Santo André – Utinga, sua igreja de origem. Casado com Ana Paula da Paixão Foiani, era pai de duas filhas, Letícia e Gabriele, foi ordenado diácono em 12 de dezembro de 2021 e, desde então, dedicou sua vida ao serviço diaconal e demonstrou um profundo compromisso com o serviço e a fé.