Tríduo Bíblico-Catequético reflete a oração como sustento da vocação do catequista

A Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética deu início ao Tríduo Bíblico-Catequético na noite de sexta-feira, 23 de agosto, com a realização do Terço Luminoso pelas Vocações na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André.

Com a presença do bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, do pároco e vigário geral, Padre Joel Nery, do vigário da catedral, Padre William Maia, e do secretário episcopal, Padre Camilo Gonçalves de Lima, a catedral recebeu mais de 800 catequistas, cada um empunhando um terço, participaram da meditação dos mistérios, conduzida pelas dez foranias. À medida que os mistérios eram rezados, as velas eram acesas, iluminando suavemente a Casa Mãe da diocese.

O primeiro mistério “Sempre em Saída”, trouxe a reflexão sobre o chamado de cada batizado a uma vocação específica, seja no ministério ordenado, na vida consagrada, na família ou como catequista. A meditação enfatizou a importância de corresponder ao chamado de Deus com fidelidade, assumindo ativamente a missão evangelizadora. No segundo mistério, “Novas Vocações”, a oração foi direcionada para o surgimento de novos sacerdotes que possam cuidar do rebanho de Deus, atendendo ao chamado para ser uma Igreja em saída. O terceiro mistério, “Perseverança”, lembrou a todos da importância de não serem surdos ao chamado do Senhor, mesmo diante das dificuldades, mas sim, de perseverarem no caminho do serviço e do amor. No quarto mistério, “Orar”, a meditação destacou a oração como o meio principal para discernir a própria vocação, ouvindo a voz de Deus no silêncio e na intimidade da oração pessoal. Finalmente, o quinto mistério, “Alegria”, sublinhou que a vocação deve ser vivida com alegria, ressaltando que Deus não chama ninguém para a tristeza, mas para uma vida de serviço marcada pela ternura e leveza no caminho da evangelização.

Antes de encerrar o primeiro dia do Tríduo, Dom Pedro expressou sua gratidão pelo empenho e dedicação de todos os catequistas, reconhecendo a importância de seu trabalho na missão de evangelizar. Ele ressaltou que apenas aqueles que sentiram o chamado de Deus em seus corações são capazes de exercer com amor o ofício de transmitir a fé e a Palavra aos irmãos e irmãs.

O bispo também falou sobre a Instituição do Ministério do Catequista:

“No próximo ano, se Deus quiser, no Dia do Catequista, instituiremos o Ministério dos Catequistas na Diocese de Santo André. Será um marco importante, um ministério para a vida toda, que exigirá discernimento e comprometimento de cada um de vocês. Vamos rezar juntos, pedir luz e discernimento, mas também celebrar com alegria essa grande graça que Deus nos concede.”

O segundo dia do Tríduo foi celebrado nas foranias, onde os catequistas continuaram a refletir e rezar pelas vocações, fortalecendo a comunhão diocesana. No terceiro e último dia, os catequistas receberam bênçãos especiais em suas paróquias, encerrando o Tríduo com um sentimento de gratidão e renovação de propósito em sua missão evangelizadora.

Veja álbum completo, clicando aqui.

Decreto e Provisão – 30/08/2024

Os Dez Mandamentos

Semana Diocesana de Formação 2024 abordará o tema do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”

Sexta edição do Festival Vocacional bate recorde de público