Diocese de Santo André

Encontro promovido pela CNBB, em Jundiaí (SP), reanima as esperanças da caminhada ecumênica no Brasil

De 13 a 15 de setembro de 2024, o Centro de Convivência Mãe do Bom Conselho, em Jundiaí (SP), foi palco do Encontro Nacional de Formação e Convivência Ecumênica, promovido pela CNBB. O evento contou com a participação de representantes de várias confissões religiosas, incluindo a Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja Sirian Ortodoxa da Antioquia, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana, a Igreja Metodista e a Igreja Presbiteriana Independente. Representando a Diocese de Santo André, esteve presente o seminarista Eduardo Amorim.

O encontro teve início na sexta-feira, 13 de setembro, com um jantar e momentos de convivência. Dom Teodoro Tavares, presidente da Comissão para o Ecumenismo da CNBB, conduziu a oração e apresentação dos participantes. Em seguida, Frei Volnei Berkenbrok abordou a história do ecumenismo e os desafios atuais do movimento.

No sábado, após a missa presidida por Dom Zanoni Demettino Castro, o Frei Volnei tratou do fenômeno do pentecostalismo e deu orientações práticas para o ecumenismo. À tarde, Dom Teodoro apresentou o Concílio de Nicéia e o Concílio Vaticano II como fontes de inspiração para a unidade dos cristãos, seguido de uma mesa redonda sobre os 1.700 anos do Concílio de Nicéia.

No domingo, 15 de setembro, o encontro foi encerrado com uma missa e uma roda de conversa sobre as perspectivas e desafios do ecumenismo. Durante o evento, foi apresentado o 24º Plano Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (2024-2027).

Dom Teodoro destacou o encontro como “um momento abençoado” e elogiou a diversidade presente, ressaltando o fortalecimento dos laços entre as igrejas. Participantes como Rosane, da IECLB, e a reverenda Nilce, da Igreja Metodista, também enfatizaram o valor da comunhão fraterna e do aprendizado mútuo proporcionado pelo evento.

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”