Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

Durante o mês de setembro, a Comissão Bíblico-Catequética da Diocese de Santo André promoveu o Festival Bíblico-Catequético, que movimentou as dez foranias da diocese e reuniu catequistas e catequizandos de todas as fases. O festival teve como objetivo aprofundar a reflexão sobre o tema do Mês da Bíblia de 2024, que é o livro do profeta Ezequiel, e o lema “Porei em vós meu espírito e vivereis” (Ez 37,14). A mensagem central do profeta, que fala sobre a renovação e a restauração da vida pelo Espírito de Deus, esteve no centro das atividades, que também incluíram um forte apelo à consciência ambiental, utilizando materiais recicláveis em suas dinâmicas.

O Mês da Bíblia é um período dedicado à escuta e reflexão sobre a Palavra de Deus, e em 2024, a escolha do livro de Ezequiel traz uma mensagem de esperança em tempos de desafios. A visão dos ossos secos (Ez 37), onde Deus promete restaurar a vida em meio à morte e à desolação, foi uma das inspirações para as atividades realizadas no festival. As paróquias buscaram transmitir essa mensagem de vida e renovação, reforçando a confiança no Espírito Santo que traz nova vida às nossas realidades.

Os catequistas e catequizandos desenvolveram apresentações, jogos interativos e atividades manuais que não apenas destacaram o conteúdo bíblico, mas também trouxeram uma abordagem prática de cuidado com o meio ambiente. Utilizando materiais recicláveis, as atividades enfatizaram o cuidado com a criação, um chamado que ressoa com a mensagem da encíclica Laudato Si, do Papa Francisco.

Entre as atividades realizadas, destacaram-se os jogos interativos, como o “caça ao tesouro bíblico”, que incentivaram a busca por versículos no livro de Ezequiel, e as dinâmicas de perguntas e respostas sobre a vida do profeta e seu contexto. As crianças e jovens participaram ativamente, aprendendo sobre o contexto do exílio vivido por Ezequiel e como a mensagem de renovação e esperança é atual e relevante para os dias de hoje.

Dom Pedro Cipollini, um dos delegados do Brasil ao Sínodo, aponta o trabalho dos 10 Grupos de Estudo temático como novidade desta etapa

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

A origem das Fake News

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Provisões – 25/09/2024

Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional

Diocese de Santo André encerra a peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo na catedral diocesana