Semana de Formação Diocesana reflete sobre o tema “Peregrinos da Esperança”

Entre os dias 9 e 12 de setembro, as dez foranias da Diocese de Santo André acolheram a Semana de Formação Diocesana, com o tema “Peregrinos da Esperança”. O encontro proporcionou momentos de reflexão profunda sobre a caminhada de fé, abordando temas que dialogam diretamente com a realidade da Igreja e da sociedade atual, iluminando o caminho rumo ao Jubileu de 2025.

Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, destacou a importância da Semana de Formação, ressaltando que o tema central deste ano, “Peregrinos da Esperança”, está em sintonia com o Jubileu de 2025, recentemente anunciado pelo Papa Francisco. Ele afirmou que “a virtude teologal da esperança deve enformar toda a ação pastoral”. Além do Jubileu, o bispo enfatizou outros temas que foram discutidos ao longo da semana, como a espiritualidade litúrgica, a setorização paroquial, considerada urgente na ação pastoral, e o Ministério Laical de Catequista, que será fortalecido na diocese nos próximos anos. Dom Pedro também encorajou os fiéis a participarem ativamente e a aplicarem o conhecimento adquirido em prol da missão evangelizadora da Igreja, sempre com o olhar voltado para a glória de Deus e não para a glória pessoal.

O Jubileu Ordinário de 2025, com o lema “Peregrinos da Esperança”, os fiéis a vivenciarem um tempo de graça, indulgência e renovação espiritual. Inspirado no conceito bíblico do jubileu, esse ano santo remete ao perdão das dívidas, à libertação e ao restabelecimento da justiça, como descrito no Livro do Levítico. Durante o Jubileu, os católicos são chamados a realizar peregrinações, vivenciar intensamente a caridade e a reconciliação, além de refletir sobre a importância da esperança em tempos de desafios e incertezas.

O Jubileu também se conecta com a tradição cristã de acolher a misericórdia divina, oferecendo aos fiéis a oportunidade de experimentarem o perdão e a renovação interior. Com peregrinações, indulgências e gestos concretos de fé, o Jubileu de 2025 será vivido em um momento especial para a Igreja, convidando cada cristão a ser testemunha de esperança e luz no mundo. A reflexão sobre o Jubileu durante a Semana de Formação Diocesana trouxe à tona a importância de olhar para o futuro com confiança, alicerçado na fé em Cristo e na certeza de que a esperança não decepciona.

Outro tema central da formação foi a espiritualidade litúrgica, que destacou a liturgia como fonte inesgotável de graça e espiritualidade. A celebração litúrgica, além de ser um encontro profundo com Deus, é um impulso para vivermos a fé no cotidiano, transformando a vida comunitária e pessoal. A liturgia, como ação central da Igreja, não apenas alimenta a alma, mas também inspira os fiéis a serem agentes de transformação, motivados pelo amor e pela fé.

Além disso, a setorização paroquial foi abordada como uma estratégia essencial para aproximar as comunidades e fortalecer o espírito missionário. A paróquia é chamada a ser uma verdadeira “comunidade de comunidades”, rompendo com as estruturas meramente territoriais e se abrindo para novos espaços de evangelização. A setorização promove a ideia de uma Igreja em saída, que vai ao encontro dos fiéis, alcançando todos os cantos da comunidade, especialmente aqueles que estão mais distantes do centro paroquial.

Por fim, o Ministério Laical de Catequista foi outro tema relevante. Refletiu-se sobre o papel fundamental dos catequistas na formação da fé, especialmente no contexto atual, em que a transmissão dos valores cristãos se faz cada vez mais necessária. O trabalho dos catequistas, visto como um verdadeiro ministério laical, é essencial para formar discípulos missionários, que possam viver e testemunhar a fé no mundo de hoje.

A Semana de Formação Diocesana foi um momento de grande aprendizado para todos os mais de 1500 participantes, que puderam, em suas foranias, refletir sobre o valor da esperança na caminhada cristã, reforçando o compromisso com a missão evangelizadora da Igreja. Através da liturgia, do jubileu, da setorização e da formação catequética, os fiéis foram convidados a fortalecer a vivência comunitária e a fé, caminhando juntos como verdadeiros peregrinos da esperança.

Provisões – 25/09/2024

Nomeações e Decretos – 22/09/2024

A caridade não passará

Missa Exequial do Diácono Permanente Geraldino Pereira Coutinho é celebrada em Santo André