Diocese de Santo André

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

A Assembleia Diocesana de Animação Bíblico-Catequética, realizada na Paróquia São Judas, em Santo André, no último sábado, reuniu mais de 350 catequistas das dez foranias da Diocese de Santo André. Coordenado pelo Padre Eduardo Calando, responsável pela Comissão Bíblico-Catequética, e teve como objetivo avaliar o caminho percorrido e traçar diretrizes para 2025, ano do Jubileu Ordinário, sob o lema “Peregrinos da Esperança”.

A manhã começou com a celebração da missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, concelebrada pelos Padres Ademir dos Santos Oliveira (paróco da Paróquia São Judas Tadeu) e Eduardo Calando. Em sua homilia, Dom Pedro destacou:

“Celebrar o apóstolo é celebrar alguém que foi enviado. Nossa Igreja é apostólica, e a atuação dos catequistas é essencial, especialmente em uma sociedade onde muitos valores cristãos não estão mais presentes. Perseverem como as formigas que não desanimam, confiando que Deus dará o fruto no tempo certo.” Ele também lembrou o exemplo do Japão, onde a fé foi mantida viva pelos catequistas mesmo sem sacerdotes.

A assembleia seguiu com apresentações e reflexões sobre os desafios e conquistas da catequese em 2024. A Comissão Bíblico-Catequética destacou a importância de aprofundar os temas do Diretório Diocesano de Iniciação à Vida Cristã, que está em fase de elaboração.

O seminarista Fernando Oliveira do Nascimento trouxe uma reflexão sobre o Jubileu de 2025, destacando o valor de viver a fé em comunidade e lembrando que este será um tempo especial de renovação e esperança, e falou sobre a programação que a Diocese de Santo André realizará, destacando a abertura do Ano Jubilar, que será dia 29 de dezembro, às 10h, com uma peregrinação que sairá da matriz da cidade de Santo André, até a catedral diocesana.

A tarde foi reservada para uma análise do Itinerário Catequético, debatendo a adaptação da catequese aos tempos digitais e pós-pandemia. Muitos catequistas compartilharam experiências e inovações nos encontros presenciais e virtuais. A inclusão também foi um tema relevante, discutindo como acolher melhor crianças e jovens com deficiência.

Padre Eduardo ressaltou a missão dos catequistas como agentes fundamentais na vida da Igreja, não apenas pelo ensino, mas pelo testemunho do Evangelho. Ele incentivou todos a serem pontes que aproximem as famílias e a comunidade da mensagem de Jesus, especialmente no próximo ano jubilar.

Entre as atividades para 2025, destacam-se formações permanentes em cada forania, caminhadas jubilares e a instituição do ministério dos catequistas, encerrando a assembleia com um momento de oração, pedindo as bênçãos de Deus para o próximo ano.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra

LIBERDADE RELIGIOSA

Paróquia São Felipe Apóstolo acolhe Pe. Ernane Marinho, SIA, como administrador paroquial

Pastorais e movimentos refletem sobre os eixos do 9º Plano Diocesano de Pastoral

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal