A Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, no dia 28 de novembro, acolheu a missa de envio dos dirigentes das 1ª, 2ª e 3ª Etapas do Encontro de Casais com Cristo (ECC), marcando o início de suas atividades para o próximo ano. Presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, a celebração contou com a presença do diretor espiritual do ECC, Padre Luís Francisco, além de diversos padres da diocese e dos casais que assumirão a missão de conduzir o movimento em 2025.
Durante sua homilia, Dom Pedro destacou a importância do ECC como uma verdadeira “catequese prática e teórica” do matrimônio, reforçando o papel essencial que o movimento desempenha no fortalecimento dos laços conjugais. “Se Cristo está no meio e junto com o casal, eles têm mais força e esperança para perseverar na vida de comunhão e fidelidade”, afirmou o bispo, ressaltando que a fidelidade e a unidade são colunas fundamentais do matrimônio cristão.
O bispo também fez um paralelo entre o fim do ano litúrgico e os ciclos de renovação que a vida conjugal e a Igreja vivenciam. Ele ressaltou que, assim como o mundo de maldade e pecado precisa ser renovado pela presença de Cristo, também a vida familiar se transforma quando sustentada pelos valores do Evangelho e pela busca da unidade no amor. “Todo esse mundo da maldade está sendo destruído, desmoronando e surgindo um mundo novo, segundo o que Jesus nos ensinou”, disse Dom Pedro, encorajando os casais a serem testemunhas vivas desse amor.
Dom Pedro também aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho do casal diocesano Willian e Jane, que ao longo dos últimos três anos conduziram o ECC na diocese, mesmo em tempos desafiadores, como o final da pandemia. “Que Ronaldo e Cíntia, que agora assumem essa missão, possam contar com a colaboração e compreensão de todos. O Encontro de Casais com Cristo precisa ter muita paciência, amor e, acima de tudo, a presença de Cristo como seu centro”, concluiu Dom Pedro.
No final da missa, Padre Luís Francisco expressou sua gratidão pelo trabalho de cada casal envolvido no movimento. “É com grande alegria que acolhemos os casais que estão chegando para esse serviço. Que o Espírito Santo inspire o coração de vocês nesse serviço ao ECC e, consequentemente, ao serviço a todas as famílias”, destacou Padre Luís, reforçando o compromisso de continuar trabalhando em prol do fortalecimento das famílias diocesanas.
O casal Willian e Jane, que se despede do Conselho Diocesano do ECC, também fez um emocionado agradecimento aos dirigentes, aos casais setoriais e a todos que participaram da missão. Eles destacaram a importância da colaboração e da acolhida durante o tempo em que estiveram à frente do movimento e desejaram sorte e bênçãos ao novo casal diocesano, Ronaldo e Cíntia, da Paróquia São Benedito, de São Bernardo do Campo.
“Encontro de Casais é um movimento maravilhoso de evangelização em prol das famílias”, afirmou Ronaldo, que agora assume a missão de continuar essa caminhada de evangelização. Ele fez questão de lembrar aqueles que o inspiraram nessa jornada, agradecendo a todos os envolvidos por essa oportunidade de serviço em prol do Reino de Deus.
Assim, com palavras de fé, esperança e renovação, os casais foram enviados para dar continuidade ao trabalho de evangelização e fortalecimento do ECC na dez foranias da diocese, e que continue sendo um instrumento de graça e união para todas as famílias.