Na noite do dia 31 de dezembro, a Catedral Nossa Senhora do Carmo, acolheu os fiéis para a celebração da Missa da Véspera de Ano Novo. Presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelo Padre Joel Nery, vigário geral e pároco da Catedral, a liturgia celebrou a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, unindo oração, reflexão e o desejo de um novo ano iluminado pela fé.
Durante a homilia, Dom Pedro destacou o papel de Maria na história da salvação, conduzindo os fiéis a meditarem sobre sua obediência e entrega a Deus. Ele afirmou:
“Esta noite santa, nós encerramos este ano e abrimos o novo ano. Oito dias depois da celebração do Natal de Jesus, a liturgia convida-nos a olhar para Maria, a Mãe de Deus, solenemente designada com este título no Concílio de Éfeso, no ano 400. Maria, com o seu ‘sim’, tornou possível a presença de Jesus em nossas vidas.”
Ao refletir sobre o ano que se inicia, ele ressaltou:
“Meus irmãos e irmãs, à nossa frente neste novo ano, não sabemos o que ele nos trará. Provavelmente conheceremos nesta nova etapa as dificuldades que fazem parte da condição humana: alegrias e tristezas, esperanças e conquistas. Mas, em tudo isso, de uma coisa podemos estar seguros: não caminhamos sozinhos. Deus nos conduz com amor, como um Pai terno e misericordioso.”
Dom Pedro também incentivou os fiéis a renovarem sua confiança em Deus e a se inspirarem no exemplo de Maria, que acolhe em silêncio e com humildade as maravilhas divinas. Ele destacou que a Virgem é modelo para todos os cristãos, pois em sua meditação interior encontra forças para viver e testemunhar a fé, mesmo em meio às adversidades:
“Sigamos o exemplo de Maria, que meditou em seu coração os mistérios de Deus, transformando-os em ações concretas de amor e serviço ao próximo.”
Encerrando a celebração, Padre Joel Nery dirigiu-se à comunidade com uma mensagem de esperança e gratidão, desejando que o ano que se inicia seja guiado pela luz de Cristo e pela proteção de Nossa Senhora, e concluiu com votos de um Feliz Ano Novo.