Diocese de Santo André

Primeira Reunião Geral do Clero aborda diretrizes para o ano de 2025

O clero da Diocese de Santo André reuniu-se no dia 20 de fevereiro, na Paróquia São Judas Tadeu, para a primeira Reunião Geral do ano. O encontro, conduzido em espírito de comunhão e corresponsabilidade pastoral, abordou temas essenciais para a caminhada diocesana em 2025.

Dom Pedro Carlos Cipollini reforçou a importância do compromisso missionário e da construção de uma Igreja sinodal. O padre Everton Gonçalves Costa apresentou os encaminhamentos para o 9º Plano Diocesano de Pastoral, destacando a necessidade de retomar pontos do Estatuto do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), realizar pesquisas com os fiéis, fortalecer a formação dos Conselhos de Formação Pastoral (CFPs) e promover assembleias paroquiais.

Também foram discutidas as ações do Jubileu da Esperança, que contará com peregrinações do bispo com diferentes grupos da comunidade. No dia 23 de fevereiro, idosos e enfermos serão acolhidos na Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo, onde haverá confissões e Unção dos Enfermos. Em abril, a peregrinação reunirá jovens e crianças no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em São Bernardo do Campo, com a bênção especial para esse público. No mês de julho, as famílias participarão de uma peregrinação ao Santuário Imaculada Conceição, em Mauá, com ênfase na regularização matrimonial. Em setembro, o encontro será no Santuário Senhor do Bonfim, na Forania Utinga, com agentes de pastoral, culminando com a celebração do sacramento da Crisma.

A Escola Diocesana de Formação anunciou cursos sobre o Apocalipse, Moral Fundamental e Liderança Pastoral, cujas inscrições vão até 28 de fevereiro. Além disso, foram ajustados os últimos detalhes do Calendário Diocesano 2025, e sobre o Serviço de Escuta. A reunião também tratou da renovação e conferência dos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, reforçando orientações para o serviço pastoral.

O padre José Cassiano Aparecido, coordenador da Pastoral Presbiteral, destacou o calendário de 2025, reforçando as formações e retiros destinados aos sacerdotes ao longo do ano.

O encontro foi concluído com a lembrança da Quarta-feira de Cinzas, que marcará o início do Tempo da Quaresma e a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2025 na Diocese de Santo André. A celebração acontecerá no dia 5 de março, com missa na Catedral Nossa Senhora do Carmo, às 19h.

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco