Entre os dias 19 e 22 de maio, Dom Pedro Carlos Cipollini, nosso bispo diocesano, esteve em Florianópolis (SC) pregrando o retiro para os padres da Arquidiocese de Joinville. O encontro aconteceu no Recanto Champagnat, uma casa de encontros dos Irmãos Maristas, situada em uma bela região de Florianópolis
O clero foi dividido em duas turmas. A primeira contou com a participação de 40 presbíteros, que acolheram com grande atenção e espírito de fé as reflexões conduzidas por Dom Pedro. Durante os dias de silêncio, oração e partilha, os sacerdotes demonstraram profundo empenho e piedade.
O arcebispo de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, acompanhou toda o retiro, assim como a Pastoral Presbiteral da arquidiocese, responsável pela organização e acompanhamento do encontro. O retiro teve duração de três dias e foi um momento de renovação espiritual e fortalecimento da fraternidade sacerdotal.
Sobre a Arquidiocese de Joinville
A Diocese de Joinville foi criada no dia 17 de janeiro de 1927, pelo Papa Pio XI, pela Bula “Inter Praecipuas”. Na época, Santa Catarina não tinha uma Arquidiocese e o estado pertenceu primeiro ao Rio de Janeiro e depois a Curitiba. Quando foi criada a Arquidiocese de Florianópolis, fundou-se as Dioceses de Joinville e Lages.
Integram a Arquidiocese de Joinville os seguintes municípios: Joinville, Garuva, Itapoá, Itaiópolis, Mafra, Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú. São 67 paróquias e 490 comunidades, 79 diáconos e 148 padres entre diocesanos, religiosos, residentes e aposentados. O arcebispo é Dom Francisco Carlos Bach. Somos uma arquidiocese comprometida com ações evangelizadoras e que trabalha para incentivar as comunidade eclesiais missionárias. Desde que Dom Francisco assumiu a diocese, e que em 5 de novembro de 2024, foi elevada a arquidiocese pelo Papa Francisco, juntamente com a criação da Província Eclesiástica de Joinville, tendo como sufragâneas as diocese de Blumenau e Rio do Sul.





