Diocese de Santo André

Mais de 3 mil coroinhas e cerimoniários celebram a alegria de servir na FEI

Desde as primeiras horas da manhã do dia 26 de julho, por volta das sete e meia, já era possível notar o movimento intenso na Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros (FEI), em São Bernardo do Campo. Ônibus chegavam de todas as foranias da Diocese de Santo André, trazendo centenas de coroinhas e cerimoniários, que, animados e carregando suas vestes litúrgicas com carinho, preparavam-se para viver um dia inesquecível.

Após se paramentarem, os jovens se dirigiram para a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, com a presença dos seminaristas e parte do clero. Na homilia, o bispo recordou o verdadeiro sentido do serviço litúrgico:

“Acho que quando vocês, os coroinhas, os menorzinhos, lá no coraçãozinho sentiram vontade de ser coroinhas, não foi só para pôr a roupinha bonita. Foi por amor a Jesus. Vocês amam Jesus. É preciso amá-lo para poder sentir a alegria de estar ali ao lado, para ajudar. Porque não é para o padre que vocês estão fazendo, não é para o bispo, é para Jesus.”

Com ternura, Dom Pedro destacou ainda o papel fundamental das famílias, especialmente dos avós, na formação da fé dos jovens:

“Quantos jovens hoje encontraram Jesus através dos avós, que os ensinaram a conhecer Jesus. Quem ainda tem os avós vivos, hoje é dia de dar um abraço, pedir a bênção. Os avós e os pais nos abençoam com a vida, e a vida é sagrada.”

Dom Pedro lembrou também que a Palavra de Deus é uma grande carta de amor dirigida à humanidade:

“A Bíblia é uma grande carta que Deus escreveu para nós, para dizer que Ele nos ama, mesmo que tenhamos dificuldades em compreender. Deus cuida de nós e nunca nos abandona. Jesus é a resposta de Deus às perguntas que carregamos dentro de nós, é Ele que revela plenamente esse amor e que nos convida a vivê-lo.”

Ao final da celebração, o assessor eclesiástico da Pastoral dos Coroinhas e Cerimoniários, Padre Clayton Ramos Costa , aproveitou a ocasião para parabenizar Dom Pedro pelos dez anos de sua posse como bispo de Santo André. Em suas palavras, o assessor agradeceu pela dedicação e pelo carinho do bispo com a juventude, destacando sua constante presença e apoio nas atividades dos coroinhas e cerimoniários.

Encerrada a missa, foi a vez dos jovens rezarem juntos a oração do Angelus, gesto que marca a unidade da diocese em oração no Jubileu da Esperança. Após este momento, todos se reuniram em um ambiente descontraído e alegre nos espaços externos da FEI, especialmente preparados com brinquedos infláveis e atividades recreativas.

Nesse período de confraternização, o espírito de amizade e unidade foi visível. Entre risos e brincadeiras, os jovens e crianças tiveram a oportunidade não só de se divertir, mas também de criar laços, compartilhar experiências e conhecer colegas de outras comunidades, fortalecendo o sentimento de pertença à diocese e aprofundando os vínculos que o serviço ao altar proporciona.

Na Adoração ao Santíssimo Sacramento, o clima era de profundo silêncio e reverência. Muitos jovens, emocionados, ajoelharam-se diante do Senhor em oração sincera e profunda. Ali se viu claramente a força da fé jovem, a beleza de uma geração que se dispõe a amar, servir e viver a experiência de Deus com intensidade.

O encontro terminou envolto em gratidão e alegria, especialmente para o coordenador diocesano Gustavo Carvalho e os coordenadores forâneos, que acompanharam de perto cada detalhe. Um dia que não apenas proporcionou momentos de diversão, mas que, acima de tudo, fortaleceu a fé e reafirmou no coração de cada jovem que servir ao altar é uma forma concreta e verdadeira de amar a Cristo.

Clique aqui, e acesse o álbum completo de fotos.

Compartilhe:

Mais de 3 mil coroinhas e cerimoniários celebram a alegria de servir na FEI

Dez anos com Dom Pedro: uma década de presença, escuta e cuidado na Diocese de Santo André

COMO SER FELIZ?

Missionário do amor ao próximo, Pe. Enzo é lembrado por sua entrega e simplicidade

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Ascenzo Venditti, Padre Enzo

Catequistas encerram ciclo de espiritualidade com Dom Pedro: “Ser catequista é ser presença de Cristo”

Casa Mãe da Diocese celebra padroeira Nossa Senhora do Carmo

GUERRA, PAI E PÃO NOSSO

nomeacoes

Decretos e nomeações – 09/07/2025

Famílias peregrinam ao Santuário de Mauá no Jubileu da Esperança