Diocese de Santo André

Homilia – Assembleia Diocesana

Homilia – Assembleia Diocesana
20 de novembro de 2005 – Rm 10, 9-18 – Ev. Mc 16, 15-20
Dom Pedro Carlos Cipollini

Ide pelo mundo pregar o Evangelho: este é o mandamento de Jesus! A fé vem da pregação.

A partir de nosso Sínodo Diocesano trabalhamos a Acolhida e Missão! Foi um grande trabalho evangelizador com atenção ao pobres (Vicariato da Caridade Social).

Como ouvir estas palavras quando somos impotentes para reter nas comunidades os batizados que deixam a Igreja? Há muitos cristãos sem Igreja…

Primeiramente, somos chamados a viver de confiança, confiança absoluta em Cristo. Ele não está bloqueado por nenhuma crise. Ele nos ajuda: “O Senhor os ajudava e confirmava sua (palavra) pregação por meio dos sinais que a acompanhava”. O Espírito sopra onde quer e age, sobretudo, por meio da Igreja e seus membros.

Nós não sabemos como será o cristianismo deste mundo novo da IA que está surgindo, mas devemos entrar nele com fé bem forte, com raízes firmes, instruídos pela Palavra do Evangelho. Cuidar das nossas raízes! Daí a importância da catequese.

O Evangelho tem potencial para nos conduzir ao amanhã da fé em uma grande cidade, no contexto urbano como o nosso. Isso se fizermos hoje a nossa lição de casa, como estamos fazendo aqui.

A “Boa Notícia” que Jesus manda anunciar é algo que, em meio às experiências más, traz às pessoas uma esperança nova, luz, alegria, libertação. Boa Nova é experimentar Jesus!

O futuro parece incerto, mas temos que confiar. Temos que nos unir para sermos uma Igreja em permanente conversão das relações entre nós, que fará uma Igreja mais leve, mais família, mais amorosa e misericordiosa.

Jesus cumpre sua promessa de estar conosco todos os dias até o fim! “O Senhor os ajudava e confirmava a pregação (ação evangelizadora) por meio dos milagres que a acompanhavam”.

É preciso ter paciência, perseverança e esperança. A esperança é um dom que só merecem os que seguem Jesus, caminham atras dele com humildade.

Jesus nos convida a vencer o desencontro, o cansaço, a impotência: lançai as redes em águas mais profundas. Somos convidados a crer na ressurreição de Jesus que é o penhor da nossa também (cf. 1ª leitura). Nossa missão, hoje, é passar ressuscitando os corações feridos através da Boa Notícia do Evangelho.

Em teu nome e em nome da Igreja você é delegado para falar em nome de sua comunidade paroquial, não se esqueça disso.

  Todos vamos assumir o que está sendo escolhido por todos!      

Compartilhe:

POR UMA ECOLOGIA INTEGRAL

Juventude celebra Cristo Rei em caminhada com Dom Pedro em Diadema

nomeacoes

Nomeações – 21/11/2025

SINODALIDADE EM AÇÃO: Assembleia Diocesana elege Pastoral de Conjunto, Família e Juventude como pilares do 9º Plano de Pastoral

Homilia – Assembleia Diocesana

Missa na catedral celebra 9 anos do Tribunal Eclesiástico Diocesano

Dia Mundial dos Pobres: fé, esperança e mutirões de caridade nas nove foranias da Diocese de Santo André

Dia Mundial dos Pobres: ‘Tu és a minha esperança, Senhor’, veja a programação da Diocese de Santo André

Após 114 anos, Matriz Santo André será dedicada na missa do Padroeiro Diocesano

DIA MUNDIAL DOS POBRES