Diocese de Santo André

Paróquia Santo Arnaldo Janssen celebra inauguração da Capela Nossa Senhora da Rosa Mística no Taboão

Na manhã de domingo, 30 de novembro, a Paróquia Santo Arnaldo Janssen, em Diadema, celebrou a inauguração da Capela Nossa Senhora da Rosa Mística, fruto de décadas de caminhada da comunidade do bairro Taboão. A Santa Missa foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, e concelebrada pelo pároco, padre George Fernandes Jesuraj, SVD, reunindo fiéis, pastorais e lideranças que há anos sonhavam com esse espaço de oração.

Logo no início da celebração, Dom Pedro manifestou sua alegria por estar com a comunidade em um dia tão especial. Com simplicidade, dirigiu-se aos fiéis dizendo: “É uma grande alegria poder estar aqui, celebrando hoje com vocês esta Santa Missa. Bendigo a Deus pela fé de cada um, por tudo o que vocês trazem no coração. Apesar dos trabalhos, do corre-corre da vida, vocês acreditam em Jesus e estão aqui para louvar.”

O bispo fez questão de agradecer à comunidade e ao pároco pelo caminho percorrido. Ele recordou o zelo do padre e o empenho dos agentes que, ao longo do tempo, tornaram possível a construção do novo espaço. “Bendigo a Deus pela Comunidade Rosa Mística, pelo zelo do Padre George, e de todos vocês que fizeram esse esforço para construir este espaço da comunidade”, afirmou. E completou: “Sei que vocês não só fizeram com esforço, mas com alegria. Deus ama quem dá com alegria.”

Na homilia, Dom Pedro relacionou a inauguração da capela com o início do Advento. “Hoje nós podemos, inaugurando este local, iniciar o tempo do Advento”, afirmou. Recordando a coroa de Advento, explicou: “A Igreja nos propõe quatro domingos. Em cada domingo, acendemos uma vela, porque a Luz está chegando. Em Jesus, a luz vai aumentando: Ele é a luz do mundo.”

O bispo também falou da proximidade de Deus no Natal e do chamado à conversão. “Ele vem pobrezinho, menininho, para ninguém ter medo dele. Para todo mundo poder chegar a Ele, poder acolhê-Lo”, disse. E convidou a comunidade a dar passos concretos: “Vamos pedir o dom da conversão, deixar as obras das trevas e fazer as obras da luz. Às vezes não são grandes pecados, mas aqueles ‘pecadinhos de estimação’ que a gente nunca quer deixar.”

Ao final, ligou a vivência do Advento ao presépio nas casas: “Que todos possam celebrar o Natal, fazer o presépio em casa, nem que seja só Jesus, Maria e José. Faça um presépio e lembre que Deus veio aqui salvar. O Menino Jesus veio salvar porque Ele te ama. Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho para nos salvar. É isso que lembra o presépio.”

Depois da bênção e do rito de dedicação da nova capela, Padre George também dirigiu uma palavra aos fiéis, emocionado com o momento histórico vivido pela Paróquia Santo Arnaldo Janssen e pela Comunidade Rosa Mística. “Hoje é uma grande alegria para a nossa paróquia, para a Comunidade Rosa Mística. Depois de 30 anos, a comunidade conseguiu um espaço próprio e nós conseguimos erguer esta capela nova, que hoje foi inaugurada e dedicada por Dom Pedro, bispo da nossa Diocese de Santo André”, afirmou.

O pároco ressaltou a importância da memória e da gratidão aos que iniciaram o caminho: “Agradecemos a todas as ‘pedras vivas’ desta comunidade, aos que já partiram — como dona Diva, dona Lázara e tantos outros — e às pessoas que continuam aqui para dar continuidade a este trabalho de evangelização.” Ele também reconheceu o apoio que veio de fora dos limites estritos da comunidade: “Agradecemos de todo coração a nossa comunidade, a nossa paróquia e todas as pessoas que vão participar e usar este espaço.”

Por fim, Padre George confiou a vida da comunidade à proteção de Nossa Senhora. “Que Nossa Senhora Rosa Mística continue nos abençoando e guiando no caminho da evangelização, no caminho do encontro com o Senhor Jesus Cristo, seu Filho. Deus abençoe a todos, e louvada seja nossa Mãe Rosa Mística”, concluiu.

Ao final da celebração, a comunidade viveu um momento de ação de graças, recordando os pioneiros e “pedras vivas” que sustentaram a fé ao longo desses 30 anos. Em nome dos fiéis, uma representante rezou: “Hoje queremos voltar nosso olhar com carinho e gratidão para aqueles que plantaram as primeiras sementes de fé nesta comunidade. Senhor, nós vos agradecemos pelos nossos pioneiros, aqueles que, com simplicidade, coragem e perseverança, deram os primeiros passos quando ainda não havia nada.”

Em seguida, representando a Comunidade Rosa Mística, Dona Maria agradeceu às pessoas concretas que colaboraram com a obra: “Agradeço à Dona Diva, à Dona Lázara e a tantos outros… à ‘tríplice de Antônios’, que estiveram aqui, sol ou chuva, todos os dias, para que esse sonho fosse realizado, e ao Edgar, que foi o primeiro a desenhar e projetar.”

Ela também manifestou o carinho da comunidade pelo pároco: “Não podia deixar de lembrar o Padre George. Ele é como uma semente que caiu aqui no nosso meio e fez de tudo por nós. Agradeço por toda a sua generosidade, por todo o seu carinho, por toda a sua paciência… muito obrigada por tudo.” E concluiu: “A comunidade Rosa Mística agradece a cada pessoa. São muitos nomes, mas, em vocês, agradeço a todos.”

Colaboração: Pascom Paróquia Santo Arnaldo Janssen

Compartilhe:

Agentes da Pastoral do Dízimo renovam o compromisso de fé em missa diocesana

Paróquia Santo Arnaldo Janssen celebra inauguração da Capela Nossa Senhora da Rosa Mística no Taboão

Matriz de Santo André é dedicada em festa do padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana da Catequese aprofunda Diretório e reforça missão dos catequistas

POR UMA ECOLOGIA INTEGRAL

Juventude celebra Cristo Rei em caminhada com Dom Pedro em Diadema

27º Encontro da Pascom do Regional Sul 1 reúne comunicadores em Itaici e renova a missão de “comunicar com o coração”

Missa pelo Dia da Consciência Negra reúne fiéis em São Geraldo Magella

Peregrinação da Liturgia reúne músicos e agentes da Liturgia de toda a diocese na memória de Santa Cecília

nomeacoes

Nomeações – 21/11/2025