Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha
PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO – Santo André
Dom Pedro Carlos Cipollini
19/12/2025 – Leituras: Jz 13,2-7. 24-25 Ev. Lc 1,5-25
Queridos irmãos e queridas irmãs e Nosso Senhor Jesus Cristo. Padre João, demais padres aqui presentes ministros do altar. Sr. João pai do Padre João e demais parentes. Celebrando a Eucaristia que é ação de graças pela salvação que temos em Jesus Cristo, queremos também agradecer a Deus por esta comunidade paroquial, tão ativa e coesa na fé, esperança e na vivência da caridade. A longa caminhada desta comunidade paroquial produz hoje seus frutos maduros, e nós bendizemos a Deus por isso.
Permitam-me também uma palavra de gratidão pelo ministério do Padre Vagner aqui nesta paróquia, como pároco nestes três anos que valeram por seis. Assinalo a responsabilidade e amor com que conduziu este rebanho, como “um bom pai de família”, sendo um bom pastor. Contou também com a correspondência de vocês. Louvado seja Deus, pelo que Deus operou através do zeloso mistério paroquial do padre Vagner. Sob sua direção, e com a colaboração dos paroquianos, em pouco tempo progrediu a pastoral, reformou-se o salão paroquial e a casa paroquial.
A Palavra de Deus aqui proclamada neste tempo de Advento nos ilumina e coloca-nos diante da realidade de nosso dia a dia. O que nos diz o Senhor?
Em primeiro lugar, Deus nos diz que, para Ele nada é impossível. Ele pode tirar vida de situações de morte e esterilidade. Deus pode fazer florir o deserto… A primeira leitura fala de uma mulher estéril que não pode conceber, a mesmo coisa nos narra o Evangelho. Isabel mulher de Zacarias também era estéril. Ambas deviam arcar com o constrangimento que era, não ser mãe, numa cultura onde não ter filhos, era não participar do futuro messiânico.
Deus se compadece e transmite a vida. Isabel e Zacarias, mesmo na velhice, serão pais. Zacarias ouve do arcanjo Gabriel qual seria a missão do menino: preparar os caminhos do Senhor! Deus cumpre suas promessas, mesmo quando parece impossível. Nosso Deus é o Deus do impossível!
O menino se chamará João que quer dizer: “Deus é misericordioso”. O tempo do Advento nos vai aproximando do Natal, no qual experimentamos o amor de Deus que, em Jesus seu Filho, vem ao nosso encontro, para nos abraçar e redimir, para nos amar e servir, comunicando a graça da filiação divina.
Hoje esta comunidade recebe seu novo pároco que por coincidência se chama João. É um padre já maduro, nascido aqui em S. Bernardo. Per. João é um homem de coração bom. Por 27 anos serviu na Basílica de São Pedro em Roma como confessor. Em nossa Diocese foi pároco em duas paróquias sendo que a última esteve sobre seus cuidados por seis anos. Ele vem para servir a Deus, servindo seu rebanho que são vocês. Por amor a Deus o padre ama o rebanho, esquecido de si, procurando os interesses de Jesus o Bom Pastor, mais que seus próprios interesses. Sem isto o ministério sacerdotal se torna estéril e sem sentido, se torna uma profissão, deixando de ser uma vocação.
O pároco não é o monarca da comunidade que manda em tudo, também não é expectador que terceiriza tudo. Ele é aquele que Deus escolheu, ungiu e enviou para cuidar do rebanho, envolvendo-se na vida da comunidade. A palavra cuidado define o ministério paroquial.
Todos vocês sabem que não estava prevista a troca de padres nesta e em outras paróquias. Porém, por necessidades extremas, independentes de nossa vontade, se tornaram necessárias. Que a caridade de vocês seja capaz da generosidade e compreensão, que se tornam essenciais nestes momentos. Somos pessoas de fé! Que vocês possam receber o Padre João, com a mesma fraternidade com que sempre receberam os padres que por aqui passaram. Tenho certeza que ele vem de coração aberto e desejo de servir com alegria, como me externou quando falei com ele de sua vinda para cá.
Assim como o povo esperava o sacerdote Zacarias enquanto ele oferecia o incenso no interior do templo, rezando, esperando e se alegrando. Assim vocês também, juntamente com o novo pároco, possam ser uma comunidade orante no Espírito Santo. Repletos de esperança, na certeza do amor de Deus por vocês e do amor do bispo também, pois muito vos admiro e estimo no Senhor. E por fim, que deem frutos na alegria de saberem que Jesus caminha convosco.
Confio esta comunidade à proteção segura de São José, homem que soube ver nos acontecimentos a mão de Deus dirigindo sua história, mesmo nos momentos de mudanças e desafios.
Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
