Diocese de Santo André

A Quaresma nos convida para nos reencontrarmos com Deus

Não teve um fiel, que ao entrar na Catedral Nossa Senhora do Carmo, na noite de 10 de fevereiro para acompanhar a Missa da Quarta-Feira de Cinzas, não comentou sobre a quantidade de “lixo” – jornais e garrafas pets – espalhado pelos corredores e embaixo dos bancos. A explicação só veio após o início da celebração, quando voluntários se encarregaram de recolher o material e deixar de novo limpa a nossa Casa Comum.

A encenação foi a forma encontrada pelos agentes que trabalham a Campanha da Fraternidade da Diocese de Santo André para que todos vivenciassem o tema da CF 2016, que trata justamente da forma equivocada como tratamos nosso planeta, a nossa Casa Comum. Neste ano, o objetivo geral da CF é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas, e que cada um de nós nos empenhemos, à luz da fé, em favor das políticas públicas e com atitudes responsáveis, que venham garantir a integridade e o futuro de nosso planeta.

Dom Pedro, bispo da diocese, utilizou parte de sua homilia para comentar o tema da Campanha da Fraternidade. “O que podemos falar, que ainda não tenhamos escutado? Pois bem, a CF 2016 quer justamente reforçar este debate, ampliar as informações sobre este tema já tão conhecido que é a forma como temos tratado nosso planeta, a nossa Casa Comum. É preciso abandonar este costume horroroso de jogar o lixo na rua, no rio”.

Recordando que vivemos um período de mudança, Dom Pedro disse “O mistério pascal nos proporciona este Tempo pleno de Graça, quando podemos viver o processo da conversão. Por quarenta dias podemos nos preparar. A Quaresma é isto, um tempo para melhorarmos nossa vida, voltarmos a viver mais perto de Deus, procurarmos a nossa conversão. O convite está feito. Utilizemos deste tempo para nos reencontrar com Deus”.

O bispo também nos ensinou sobre o pecado. “Temos que nos reconhecer pecadores. O pecado é nos afastarmos de Deus. E afastamos de Deus, quando nos afastamos do amor. Quando estamos longe de Deus, o pecado aparece. Existe pecado que são como de estimação, não queremos nos separar dele. Temos que aproveitar deste tempo de Quaresma. Este é o tempo da libertação. Vamos fazer a nossa parte e deixar Deus agir dentro de nós”.

Foto12 Foto11 Foto10 Foto9 Foto8 Foto7 Foto6 Foto5 Foto4 Foto2 foto1

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo