Diocese de Santo André

Penitência na Quaresma

Por Eva Casagrande

Se não fizerdes penitência, todos perecereis” (Lc 13,3)

Quaresma é o tempo litúrgico de conversão estabelecido pela Igreja para que nos preparemos para a Páscoa. Período que somos chamados a mudar de vida através da reflexão e conversão espiritual, incluindo a oração, a penitência e a caridade. Também é um período favorável para fazer exame de consciência e refletir sobre nossas atitudes, analisando nossas condutas e nossas falhas que nos levam ao pecado.

A Penitência e o Jejum, como “prática quaresmal”, é o meio de purificação de nossa alma, nos fortalecendo espiritualmente e fazendo renunciar ao pecado. Ambos devem sempre estar associados a orações. Mas devemos nos atentar, pois há diferença entre Jejum e Penitência:

Jejum: significa abster-se de uma ou mais refeições. Na tradição da Igreja, esta prática se dá nas sextas-feiras e geralmente não se come nenhum tipo de carne.

Penitência: significa abster-se de algo que gostamos de fazer ou de algum alimento que estamos acostumados a ingerir com frequência.

O que fazer ou não na Quaresma tem de vir de nosso coração, fazendo aquilo que agrada a Deus. O jejum como penitência nesse período significa abster-se de algo que gostamos muito e que nos traz prazer, como por exemplo, o mais comum é não comer ou beber algo que gostamos, e transformar em doações o valor que gastaríamos com esse consumo, revertendo para a comunidade, asilos, orfanatos e afins.

 Com isso devemos ter em mente que não só durante a quaresma, mas em todos os dias de nossas vidas devemos buscar o Reino de Deus, lutando para que exista justiça, paz e amor em toda humanidade.

Fontes de pesquisas:

http://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/quaresma/como-discernir-qual-penitencia-fazer/

http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/pewagner/44.htm

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO