Diocese de Santo André

Padre Zezé administra a centésima paróquia da Diocese de Santo André

No dia 21 de outubro de 1812 a região do Grande ABC ganhava sua primeira paróquia. Foi a Nossa Senhora da Boa Viagem, a hoje Basílica Menor de São Bernardo do Campo. Precisariam passar 104 anos para que a Diocese de Santo André pudesse contar com a sua centésima paróquia. Isto por que na noite de 17 de junho último, o bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a missa de sua instalação. Ela tem o nome de Paróquia São José Operário e fica na Rua Pedro Brancalion, nº 12, no Jardim Itapeva, em Mauá.
A nova paróquia da Diocese de Santo André nasce com cinco capelas sob sua abrangência territorial. São elas: Capela São Francisco de Assis, (na Avenida Barão de Mauá, 7050, Jardim Adelina), Capela Cristo Operário, (na Rua Leonel Lima e Silva, 1037, Jardim Esperança), Capela Sagrada Família (na Rua Benedito Maia, 169, Jardim Itapeva 2/Canadá), Capela Nossa Senhora Aparecida (na Avenida das Aleluias, s/nº, Jardim Serrano), e Capela Nossa Senhora da Visitação, (na Rua Caminho 5, s/nº).
O decreto de sua instalação foi lido pelo Padre Osvy José Guilarte Figueira, que nos últimos quinze anos esteve a frente da Paróquia São João Batista, a qual até então pertencia a nova paróquia. Durante a celebração Dom Pedro deu posse ao primeiro Administrador Paroquial desta casa de Deus, o Pe. Zezé, que solenemente recebeu os livros tombo onde serão registrados o histórico a ser vivido nesta comunidade. Também recebeu o Livro Sagrado, a chave da Igreja, a chave do Sacrário, os instrumentos para o batismo e a estola roxa.
Dom Pedro extraiu da Leitura do Evangelho daquele dia, as três mensagens que decidiu passar para a assembleia. “A comunidade paroquial é aquela que faz a aliança com Deus. O povo retratado na Bíblia não tinha o rei que fazia a ponte entre a população e Deus, mas nós temos Jesus Cristo que nos tornou herdeiros da herança divina”.
O bispo diocesano também ensinou que “Deus nos pede para construirmos nosso tesouro no céu e não na terra. Aqui não adianta nada, já que tudo vai ficar aqui mesmo. O único tesouro que vai nos acompanhar quando estivermos diante de Deus é o amor. Tenhamos em mente que é do amor de Deus que vem coisas boas. E que é só destas coisas de Deus que verdadeiramente necessitamos”.
Por fim explicou que “Devemos seguir o exemplo da fidelidade de José, que mesmo diante dos problemas da dificuldade, sempre acreditou nos ensinamentos do Criador, nunca disse um não e se colorou inteiramente para servir como instrumento do Reino de Deus”.
Da bonita mensagem deixada por Padre Zezé destacamos sua fala de que “Desde o início sempre permiti que Maria abrisse os caminhos por onde passaria. Deixei que ela decidisse para onde deveria ir, onde deveria servir. Entendo que devemos dar a nossa vida no local onde estamos, e por isso é aqui nesta nova paróquia que vou dar a minha vida, esforçando-me para ajudar na construção do Reino de Deus”.

Confira o álbum completo: https://flic.kr/s/aHskyDWkdb

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos