Diocese de Santo André

Comissão reflete sobre a celebração dominical da Palavra de Deus

Grupo deve oferecer orientações pastorais para as celebrações da Palavra nas comunidades

Tendo em vista a importância da celebração dominical da Palavra de Deus,  uma vez que muitas comunidades ainda não têm acesso à celebração eucarística, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu uma comissão, composta por bispos, padres e religiosa, com o objetivo de refletir sobre a celebração dominical no tempo litúrgico e na realidade de vida das comunidades.

Reunido na sede da Conferência, na quinta-feira, dia 1º, o grupo articulou os trabalhos. O bispo de Paranavaí (PR), dom Geremias Steinmertz, falou sobre a iniciativa. “Este grupo surgiu a partir de várias questões que estão sendo discutidas na CNBB, dentre as quais, a Palavra de Deus e, especialmente, a realidade das celebrações da Palavra de Deus em nossas comunidades”, afirmou.

O bispo de Itaituba (PA), dom Wilmar Santin, destacou a realidade da celebração em sua diocese. “Nós temos uma realidade bem concreta, poucos padres e extensões grandes da prelazia. Temos 17 padres, então a maioria das comunidades não tem nem uma vez por mês celebração de missa, por isso fazem celebrações apenas da Palavra ou celebração da Palavra com distribuição da eucaristia”, sublinhou.

Dom Wilmar salientou ainda a atenção dada pela CNBB em relação ao assunto. “A CNBB é muito atenta às atividades pastorais e criou esta pequena comissão para estudar o assunto com o objetivo de ajudar as celebrações no Brasil inteiro”, complementou.

Na ocasião, a religiosa da Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre, irmã Veronice Fernandes, enfatizou o crescimento da presença feminina nas celebrações dominicais. “De fato, se olharmos as comunidades no Brasil, nós percebemos uma grande presença de mulheres que atuam nessas comunidades. Uma pesquisa feita pela CNBB já comprovou isso”, disse.

O Documento 52 da CNBB, “Orientações para a Celebração da Palavra de Deus”, de 1994, é um dos textos que devem ajudar na formulação de propostas pastorais para o contexto atual das comunidades brasileiras, além de outras fontes do magistério da Igreja.

Pesquisa

Uma pesquisa realizada nos anos 1989 e 1990, em 159 dioceses do Brasil, revelou que aproximadamente 70% das comunidades reuniam e celebravam os mistérios da fé ao redor da Palavra de Deus.

Atualmente, esta realidade está muito presente na região Amazônica. Algumas comunidades da dioceses e prelazias do norte brasileiro só têm celebração eucarística uma vez no ano.

Composição

Além de dom Geremias, dom Wilmar e irmã Veronice, fazem parte da Comissão o bispo de Castanhal do Pará (PA), dom Carlos Verzeletti, e o secretário executivo do regional Sul 4 da CNBB, padre Luciano dos Santos.

Fonte: CNBB

Compartilhe:

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra

LIBERDADE RELIGIOSA

Paróquia São Felipe Apóstolo acolhe Pe. Ernane Marinho, SIA, como administrador paroquial

Pastorais e movimentos refletem sobre os eixos do 9º Plano Diocesano de Pastoral

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal

Paróquia São João Batista retoma procissão náutica em honra a Nossa Senhora dos Navegantes no Riacho Grande