Bispo veio conhecer mais sobre as comunidades de Cata Preta

O primeiro dia da Visita Missionária à Região Pastoral Santo André Leste, sábado, (05/11), foi dedicado às comunidades sediadas na Paróquia Maria Mãe de Deus e dos Órfãos, (próximo à Estrada Cata Preta). Lá, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, conheceu um pouco mais da periferia, de como os católicos se unem para construir as capelas e também como os religiosos diminuem um pouco as necessidades de quem mais precisa.

Aliás, duas instituições, que acolhem crianças de famílias de baixa-renda, são dirigidas por religiosos. Uma é o Instituto Amigos da Beata Catarina e Judite Cittadini de Caminhada com as Crianças e Adolescentes, entidade mantida pelas Irmãs Ursulinas de São Jerônimo de Somasca. “Estamos muito felizes, sempre que um pastor nos visita. É um sentimento de gratidão, de felicidade, principalmente porque nosso pastor vai às casas dos pobres. Esta é uma visita que dá alento, traz esperança. Venha sempre nos visitar”, disse a Irmã Angela Pirri.

A segunda instituição que Dom Pedro visitou foi o Centro de Educação Infantil Ciranda, das Irmãs Beneditinas da Divina Providência. “É a primeira vez que ele vem à nossa casa e conhece o trabalho que os religiosos realizam. Uma bênção para nós. Realizamos aqui um trabalho árduo, mas de esperança e gratidão. Muitas crianças não têm o necessário, tentamos suprir esta falta”, disse a Irmã Cleidinei Pupim.

Capelas

Além das instituições, o bispo ainda foi muito bem acolhido nas capelas, cada uma com realidades diferentes. A “Sagrado Coração de Jesus”, por exemplo, está em construção e os fiéis destacaram ao bispo a unidade do povo para concluí-la. “Fiquei muito feliz com a visita. Espero que venha sempre, já veio uma vez e viu que estávamos no início. Até nos ajudou. Agora, avançamos e tudo na base da doação, cada um auxiliando da maneira que pode. É uma bênção de Deus ele estar aqui”, disse Manoel Domingues Mendes, coordenador da comunidade.

Já os fiéis da Capela Nossa Senhora Auxiliadora tiveram a graça de ter uma Missa presidida pelo bispo. E detalhe: A Capela, assim como diversas casas, fica à beira de um esgoto a céu aberto, e possui uma pequena ponte para ligá-la à rua. “Gostei muito. Nunca esperava a visita. Somos importantes iguais às grandes (igrejas). Ele não olhou para o nosso tamanho e veio visitar a gente. Amei de coração”, disse a emocionada Maria Zuleide. “Achei tudo lindo, maravilhoso. Estava preocupado em sair tudo certo e aconteceu tudo bem. É uma data muito especial para nossa Capela”, emendou Inês Maria.

Alessandro Caires, da Capela São João Batista, definiu bem o significado da visita de Dom Pedro. “É uma experiência única porque se sente a presença de Deus. É uma sensação ótima, momento feliz para as comunidades porque elas não são esquecidas. Além de envolver todas as paróquias. É uma bênção”, explicou.

Para o coordenador regional e pároco local, Pe. Enzo Campangna, CRS, Dom Pedro conheceu mais de perto a realidade da região. “O bispo, que já conhece por aqui, entendeu um pouco mais desta área periférica. A presença do bispo vai fortalecer as comunidades, animar bastante. Esta Visita dará um impulso para todos”, destacou o sacerdote.