Diocese de Santo André

Sopão Mana leva oração e comida aos irmãos das ruas

Um grupo de paroquianos da “Santíssima Virgem”, no Jardim do Mar em São Bernardo do Campo, liderados por Douglas Arruda, reuniu-se no dia 13 de dezembro de 1994, e fez nascer o Sopão Mana, para levar refeição e oração aos nossos irmãos moradores de rua. Naquele grupo, muitos faziam parte da Comunidade de Jovens, como o Armandinho Menezes, que ainda hoje persevera nesta ação.

Os atuais coordenadores: Eduardo Pereira, Milena Oshiro, Saulo Rodrigues e Beatriz Torres, vinte e dois anos depois, “não deixam a peteca cair”. Eles se encontram no terceiro sábado de cada mês, no subsolo da Capela da Santíssima Virgem, na Avenida Lucas Nogueira Garcês, s/nº, por volta das 15h, e juntamente com outros oito integrantes lavam, cortam e preparam as refeições. Depois de tudo pronto fazem uma oração e o padre abençoa a refeição. Então, comem rapidamente e por volta das 19h saem com as oitenta marmitas. Ao encontrarem os moradores de rua, conversam e rezam com eles, e entregam a refeição.

O sopão é só no nome, pois não é mais assim… Na verdade é uma marmita com arroz, feijão, macarrão, legumes, verduras e carne. Os jovens, hoje na faixa dos trinta anos, contam com a inestimável colaboração das “Tias” Eni e Zélia, que os orientam para que as refeições fiquem muito mas muito saborosas mesmo!

O itinerário é percorrido com os voluntários, em dois ou três carros. Seguem pelo entorno da paróquia, passam pela Praça Kennedy, vão para o Riacho Grande, Jardim Silvina, voltam pela Avenida Marechal Deodoro e concluem no Rudge Ramos. Os moradores de rua são em sua maioria formado por homens, chegando a 90%.

Quando a doação não é suficiente para a produção das oitenta marmitas, o jeito é ir na base da “vaquinha” mesmo, como feito recentemente, para a compra do botijão de gás.  Quem quiser ser voluntário desta obra caridosa ou fazer uma doação deve procurar o Eduardo, ligando para o celular 98317-7336.

dsc01724

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá