Diocese de Santo André

São Bernardo celebra Corpus Christi: “A Eucaristia transforma vidas”

“Tão sublime Sacramento, adoremos neste altar…”. A benção do Santíssimo é um dos momentos mais emocionantes e reflexivos nas celebrações. No Dia de Corpus Christi, a reverência ao Cristo Vivo tem um significado todo peculiar:

“O que significa a Eucaristia para nós? Como ela tem de ser celebrada? Como ela tem de ser recebida de verdade? Como a Eucaristia tem que ser vivida durante as 24h do dia? A Eucaristia transforma vidas! A Eucaristia faz a Igreja! E nós somos Igreja! É a Eucaristia que nos faz comunhão, que nos faz comunidade! É a Eucaristia que simboliza a unidade da Igreja”, destaca o padre Giuseppe Bortolato, pároco da Matriz são-bernardense, a primeira Igreja do Grande ABC e que completará 205 anos de existência, no próximo dia 21 de outubro.

As fileiras lotadas de paroquianos e paroquianas, em plena celebração matutina, e os tradicionais tapetes confeccionados com muito carinho pela juventude, durante a madrugada, retrataram o espírito coletivo que a data representa para a Igreja Católica: a união de esforços e a doação ao próximo, assim como Jesus deu sua vida por nós.

Vale lembrar que a confecção dos tapetes devem expressar a fé e o amor do povo cristão por Jesus, e a procissão solene reproduzir o respeito pelo Santíssimo Sacramento.

Manifestações de fé

Após a celebração da missa na Matriz, a procissão com o Santíssimo Sacramento teve início pela Rua Marechal Deodoro, trecho da Avenida Francisco Prestes Maia e retorno pela Rua Santa Filomena. Ao chegar defronte à Igreja, o sacerdote agradeceu e concedeu a benção final ao público presente.

“Mais uma vez o povo de Deus dá a prova que entende, na fé, o sentido da Eucaristia na vida da pessoa e na vida da comunidade. Essa procissão foi uma verdadeira manifestação de fé e de exultação pelo dom de Deus, na Eucaristia em Cristo Jesus”, avalia Giuseppe Bortolato, em conversa com a reportagem da Diocese Santo André.

O casal Edgar e Renata, ambos da Missão Belém – SBC (comunidade a serviço dos mais pobres e do povo em situação de rua), comentaram sobre a importância da celebração desta data.

“É um dia muito especial em nossa vida. Porque Jesus é o sentido maior de nossa vida. Se Jesus tivesse presente no coração de todas as pessoas, não existiria guerra e tanta desigualdade social”, reflete Edgar.

“Muitas pessoas não entendem que a eucaristia é o próprio Jesus. E esse dia demonstra o próprio Cristo no meio do povo”, frisa Renata.

Lucila participa da procissão há pelo menos seis décadas. “Desde pequena. Faz muito bem. Gosto da manifestação pública e da comunidade unida”, afirma. “A procissão é um momento importante da cerimônia. O contato com a fé do povo e com Jesus Cristo”, emenda Marcelo.

Por outro lado, o morador de rua ‘Chiquinho’ também acompanha a festa de Corpus Christi, em uma das laterais do templo. Pizzaiolo, ele luta contra o vício (álcool), sem deixar de lado a fé em voltar ao mercado de trabalho.

“Não vou desistir. Já tentei muitas vezes (abandonar o vício), mas sei que Deus nunca me abandonará. E momentos como esse me emocionam, pois reflito sobre a vida e a minha cidade natal”, revela Chiquinho, natural de Lucrécia (RN).

Nunca perca a fé e lembre-se: “A Eucaristia transforma vidas”.

Saiba mais sobre Corpus Christi

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Fotos e reportagem: Fábio Sales

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO