Diocese de Santo André

Morre aos 84 anos o bispo emérito De Lages, Dom Oneres Marchiori

O bispo emérito de Lages, em Santa Catarina, Dom Oneres Marchiori faleceu na tarde desta terça-feira, aos 84 anos. Segundo informações da Diocese, que tem à frente o Administrador Pastoral, Dom Nelson Westrupp, scj, ele estava fazendo sessões semanais de hemodiálise no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, quando passou mal, por volta das 16h. O religioso teve várias paradas cardíacas e não resistiu. Há cerca de dois anos, a saúde do bispo vinha bastante debilitada. Ele sofria com complicações do diabetes.

Em 2010, após 23 anos como bispo de Lages e 50 anos de sacerdócio, o religioso renunciou ao cargo em função da idade e por isso se tornou um bispo emérito. Ainda assim não deixou de lado o envolvimento com a Igreja. Nos últimos anos, se dedicou mais à pregação de retiros e equipes de Nossa Senhora, além de ser chamado para dar palestras. Ele foi uma referência do ecumenismo no Brasil e adotou Lages como sua segunda terra, disse o padre Ildo Ghizoni.

Quando Marchiori decidiu ser padre, aos 16 anos, saiu da cidade natal, Carazinho, no Rio Grande do Sul, para ingressar no seminário em Lages. Em 1956, foi cursar Teologia em Roma, na Itália e, em 1977, foi ordenado bispo e por seis anos ficou na Diocese de Caçador. Depois disso, foi para Lages, onde assumiu como bispo e continuou vivendo mesmo após a renúncia.

O velório teve início na terça-feira, às 22h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres de Lages. A missa de corpo presente será celebrada na quinta-feira, às 10h, na catedral, onde também será realizado o sepultamento.

Fonte: Diário Catarinense

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana