Diocese de Santo André

Padre Jackson assume sua primeira paróquia

A posse de Padre Jackson Henrique da Silva, como novo Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores, da Vila Palmares, em Santo André aconteceu durante a missa celebrada por Dom Pedro Carlos Cipollini, na noite de segunda-feira (26/06), com a presença dos sacerdotes: Padre Rubens, Padre Miguel, Padre Edmar, Padre Claudio, Padre Guilherme, Frei Telles Ramon e Diácono Celso. Esteve presente também o vice-prefeito desta cidade, Luiz Zacarias que estava acompanhado de sua esposa.

O bispo, que presidiu o ritual de posse, iniciou a celebração pedindo que a assembleia desse uma salva de palmas ao Padre Rubens, que por décadas serviu esta comunidade, e hoje, mesmo com 78 anos, fez questão de estar lá para prestigiar a posse do novo representante de Deus nesta comunidade.

Dom Pedro também recordou a caminhada de Padre Leandro nesta paróquia e disse, “agora Deus envia um novo sacerdote para esta missão. Padre Jackson recebe sua primeira paróquia. É aqui que ele vai aprender com vocês a exercer a ação sacerdotal”.

Associando a chegada do novo padre com o tema do Evangelho, o bispo destacou: “Abraão o pai da fé, foi o primeiro homem a acreditar no Deus da vida. Ele ouviu o chamado de Deus. E mesmo sendo um homem rico, abandonou sua cidade e se lançou para o desconhecido, atendendo o que Deus lhe indicava. Abraão se tornou um peregrino da fé. Foi para onde Deus indicou que fosse. Deus age assim. Vai nos revelando os locais por onde andamos. Quem não peregrina, continua parado no mesmo local, como os faraós do Egito. Abraão escutou Deus e se tornou um peregrino missionário. Por onde passava semeava a sua fé. Construía um lugar santo. Hoje os sacerdotes em peregrinação na fé constroem comunidades em nome de Deus. Padre Jackson inicia hoje o seu pastoreio nesta igreja”.

Dom Pedro também indagou. “Sinto que esta é uma sociedade onde todos se querem bem. São sinais da existência do Reino de Deus. O padre não caminha sozinho. Precisa caminhar junto com sua comunidade. Então pergunto: O padre pode contar com vocês?” E recebeu como resposta da assembleia um grande “Sim. Pode!”

Continuando, reforçou, “o padre vem de coração aberto, cheio de boa vontade e vocês fazem bem em acolher com alegria seu novo pastor. Cada um de nós temos o Dom que Deus nos deu. O padre vem sinalizar a presença de Cristo. O padre vem para servir o povo de Deus. Primeiro para servir à Jesus e depois para servir o povo. Por causa de Cristo ele serve à comunidade”. Em seguida representantes das 22 pastorais e movimentos se apresentaram ao novo sacerdote.

Ao final, Padre Jackson falou ao povo: “Agradeço a Deus por confiar esta paróquia a este seu servo. Agradeço por Ele me mostrar o caminho para vivenciar a vida paroquial. Agradeço ao bispo pela confiança. Agradeço a presença de tantas pessoas queridas, ao vice-prefeito Zacarias e sua esposa, aos sacerdotes que aqui vieram. A palavra que transmito neste primeiro momento é ‘Paciência’. Tenham paciência com seu sacerdote. Com tranquilidade e calma vamos trabalhar muito aqui pelo Reino de Deus. Permitam que entre em sua casa para juntos realizarmos esta missão, que é o idealizado por Deus para esta comunidade. Permitam que eu faça parte da Família da Paróquia Nossa Senhora das Dores”.

O novo sacerdote foi bastante aplaudido pela comunidade, que demonstrou assim que trabalharão com o padre que chega. 

Fotos de Ágata Suzane

Compartilhe:

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

A missão de anunciar Cristo com a vida: catequistas participam de encontro de espiritualidade com Dom Pedro

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025