17º Encontro Diocesano prega “acolhida e compromisso”

Com 380 participantes e 5 horas de duração, o 17º Encontro de Formação de Catequistas com Pais e Padrinhos aconteceu na manhã de domingo (10/09), no Salão da Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Matriz São Bernardo), na cidade são-bernardense.

Após a benção inicial do reitor pároco, Giuseppe Bortolato, representantes das paróquias dos sete municípios do ABC acompanharam a palestra proferida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

Vocação dos cristãos

Com o tema “A iniciação à vida cristã”, referente ao documento 107 da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Pedro diz que servir a Igreja é “vocação pastoral” e a catequese é uma ferramenta concreta de ação formadora para a evangelização.

“O Batismo é o início da vida cristã. É a opção pessoal de nos encontrarmos e seguirmos Jesus Cristo. Quem é batizado é iniciado na vida cristã. Celebra a vida. Vocês (Catequistas com Pais e Padrinhos) são instrumentos importantes da Igreja e na comunidade. A catequese de iniciação cristã tem que ser consistente. Representar um novo olhar na sociedade”, enfatiza o bispo, ao também falar sobre a conversão pastoral para todos os níveis de Catequese.

Depois da entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, das fitas simbolizando a paz em cada cidade da região, do café da manhã e da animação do grupo de Canto Coral Essência da Paróquia São João Batista (Riacho Grande – SBC), teve início o bate-papo sobre a “Abordagem Metodológica sobre o Itinerário da Catequese com Pais e Padrinhos”, conduzido pelo padre Eduardo Calandro.

O coordenador diocesano em todos os níveis de Catequese começou a exposição incentivando a interatividade entre os representantes das paróquias, divididos em grupos, para explicitar quais as alegrias em ser catequista.

“O pior na vida eclesial é quando a pessoa se fecha para as possibilidades… Como o Papa Francisco disse: nossa evangelização precisa partir de dois princípios: querigmático, ou seja, ajudar a pessoa a entrar na vida de Jesus Cristo; e mistagógico, de usar a experiência formativa a favor da comunidade”, revela.

“Nos encontramos numa nova etapa evangelizadora, que deve estar marcada pela alegria e deve indicar rumos novos para a caminhada da Igreja”, (107, n°1) – Documento de Aparecida.

“Devemos investir no diálogo, sim. Porém, mais ainda aprender a escutar”, frisa o padre Eduardo Calandro.

Amor na evangelização

Presidida pelo padre Odair Bezerra (pároco da São João Batista – Parque João Ramalho, em Santo André), a missa encerrou a atividade.

“Paulo (apóstolo) deixa uma mensagem para nós que o amor é a lei superior. O amor vem antes das outras leis. O amor constrói e não destrói. Jesus não morreu para salvar um indivíduo, mas sim para salvar toda a humanidade”, reflete o sacerdote, durante a homilia, ao falar da coletividade e vida em comunidade em detrimento da individualidade e do egoísmo.

“O objetivo da Catequese é evangelizar! E onde acontece a conversão é por meio do Batismo. É o ponto de partida da vida cristã. É a mãe de todas as catequeses. E vocês (Catequistas) são os agentes de primeira viagem”, explica o sacerdote, que assessora o Setor Catequese para Adultos e Pais e Padrinhos de Batismo da Comissão Biblíco-Catequética Diocesana.

Acolhida e Motivação

Coordenadores da Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo da Diocese de Santo André, o casal José Carlos Serrano Martinez e Eliane Castilho Cunha Martinez avaliou o evento:

“Foi um dia maravilhoso com participação significativa de catequistas de toda a região do ABC. Bastante produtivo com muito entusiasmo e motivação dos participantes. Devemos abraçar essa nova maneira de evangelizar, com bastante acolhida, e que de fato consigamos despertar os pais e padrinhos para o encontro pessoal com Jesus Cristo. Essa é a nossa missão”, sintetiza Eliane.

“Nas três apresentações percebi uma coerência muito saudável entre os palestrantes. Dom Pedro dá apoio ao Padre Eduardo, que deu total apoio ao documento 107, no qual Dom Pedro ajudou a compor na 55ª Assembleia  Geral da CNBB. Sentimos essa harmonia também nos catequistas para onde a nossa Diocese de Santo André prossegue a caminhada. Diante disso, vamos priorizar cada vez mais a acolhida e a motivação dos pais e padrinhos”, completa Carlos.

Reportagem e fotos de Fábio Sales