Diocese de Santo André

Ordenado padre na Diocese de Santo André, Dom Airton, é nomeado Arcebispo de Mariana

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (25/04), o novo bispo da arquidiocese de Mariana (MG). Aceitando a renúncia de dom Geraldo Lyrio Rocha, o Papa nomeou como novo arcebispo Dom Airton José dos Santos, até então arcebispo de Campinas (SP). A decisão de Francisco foi comunicada pela Nunciatura Apostólica no Brasil.

Dom Airton é bispo desde dezembro de 2001, quando o então papa João Paulo II, o nomeou bispo auxiliar para a diocese de Santo André (SP). Em agosto de 2004, foi nomeado também por João Paulo II bispo da diocese de Mogi das Cruzes (SP), onde ficou até fevereiro de 2012, quando o então papa Bento XVI o nomeou arcebispo metropolitano de Campinas (SP). Dom Airton também foi secretário do conselho episcopal do Regional Sul 1 da CNBB.

Vivência na Diocese de Santo André

O novo Arcebispo de Mariana tem uma forte vivência em nossa Diocese. Filho de José Julião dos Santos e Benedita Vieira da Fonseca, sendo o primeiro de sete irmãos. Nascido na cidade de Bom Repouso, no Sul de Minas Gerais, no dia 25 de junho de 1956, sua família residiu na Vila Vivaldi em São Bernardo do Campo de 1964 até 1967, quando mudaram-se para a Vila Sacadura Cabral em Santo André. Ali residiu até 1979, ano em que ingressou no Seminário da Diocese de Santo André.

De 1979 a 1981, fez os estudos de Filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga, em São Paulo, obtendo o título de Bacharel em Filosofia com Licenciatura Plena no ano de 1982, ingressou no curso de Teologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, também no Ipiranga em São Paulo.

Foi ordenado diácono no dia 31 de agosto de 1985 e presbítero em 8 de dezembro do mesmo ano, por Dom Cláudio Hummes, então Bispo diocesano de Santo André. Em março de 1986, iniciou seu ministério sacerdotal como Vigário Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição na cidade de Diadema. Em 1987 foi nomeado para o cargo de Diretor e Formador na Casa Formação dos Seminaristas da Filosofia do Seminário Diocesano de Santo André, permanecendo até o final do ano de 1997.

De 1986 a 1997, também exerceu outros serviços na Diocese: Foi Vigário Regional da Região Pastoral de Diadema, Coordenador da Pastoral Vocacional Diocesana, Administrador Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição em Diadema, Coordenador da Pastoral Familiar, membro do Conselho de Presbíteros e membro do Colégio de Consultores.

Em 1998, foi destinado para estudos de Especialização em Roma, residindo no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, no período de agosto de 1998 a junho de 2000, conseguindo o Título de Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

No mês de outubro de 2000, foi nomeado por Dom Décio Pereira, então Bispo Diocesano de Santo André, para ocupar o encargo de Chanceler do Bispado e, em setembro do mesmo ano, para servir como Ecônomo da Diocese. No dia 18 de março de 2001, foi nomeado Pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani