Diocese de Santo André

“A oração é o combustível da alma”: Espiritualidade de Taizé promove reflexão aos jovens na Diocese de Santo André

Organizado pela Juventude Diocesana, evento realizado no sábado (26/05) reuniu cerca de 40 pessoas em busca do fortalecimento interior para ações em prol da sociedade e do Reino de Deus 

Em mais uma iniciativa de integração dos jovens para ações na Igreja e comunidades, o Setor Juventude da Diocese de Santo André promoveu o evento “Oração Taizé” – tradição iniciada na França, na década de 1940 – , um ato que se manifesta através de cânticos contemplativos e meditativos, composto de frases simples e de ícones, como a Cruz de São Francisco de Assis e um quadro de Nossa Senhora. 

Toda a ambientação do local, mais especificamente a Igreja Matriz São José, em Ribeirão Pires – local do encontro –  também é chamada para o momento de oração contemplativa, pois tem que ser um espaço silencioso, uma vez que a oração chama os participantes ao recolhimento interior e exterior. 

“Os jovens puderam entender um pouco melhor sobre a Oração Taizé, com a explicação da origem desta oração e no final uma partilha“, sintetiza o coordenador do Setor Juventude, Wellington Ferreira de Moraes. 

Mesmo com a paralisação dos caminhoneiros durante toda a semana, a falta de combustível em vários postos no Grande ABC e os consequentes transtornos no transporte público, cerca de 40 jovens ainda conseguiram se locomover até a cidade para participar da atividade.  

A oração em si realizada com todas as nossas forças tem muito poder, podendo transformar corações amargurados num doce, um coração fraco em um forte, sendo a oração o combustível da alma, como já dizia Santa Gertrudes “eleve a alma sedenta a Deus, a fonte da vida, e une dois entes que se amam: Deus e a alma”, descreve Moraes. 

Quem não conseguiu participar deste encontro, Festival Vocacional é uma boa oportunidade para conhecer mais sobre a espiritualidade e ação dos jovens. 

Para saber mais sobre a Espiritualidade de Taizé, acesse o Facebookhttps://www.facebook.com/setorjuventudesa/ou Instagram: https://www.instagram.com/setorjuventudesa/ e o www.setorjuventudesa.com.br para ficar por dentro de todas as informações e calendário de atividades. 

Recordando a experiência 

De acordo com Moraes, o momento de oração foi apresentado pela primeira vez na região, em 2005, quando a cidade andreense foi escolhida para acolher a Jornada da Confiança, que é organizada pela Comunidade Taizé do Brasil, com sede em Alagoinhas, no estado da Bahia.  

Nesta época foi a primeira vez que a Diocese e muitos jovens tiveram o contato com este momento de oração que teve a presença de jovens católicos e protestantes de diversas localidades do Brasil e de outros países“, relembra Moraes, para enfatizar que 12 anos depois, em 2017, os setores Juventude e Música organizaram em parceria, Oração Taizé no Festival Vocacional.

“Com o objetivo de unir todos os jovens da diocese de diversos carismas, esse evento contou com a presença de 4,2 mil jovens, sendo este momento repercutido por todos os jovens da diocese, onde muitos grupos de jovens refizeram a iniciativa em suas respectivas paróquias”, recorda. 

Próxima agenda 

O próximo evento organizado pelo Setor Juventude da Diocese de Santo André será a formação do Documento 85, que tratará da evangelização dos jovens e será dividido em dois encontros:  

*O primeiro acontecerá no dia 29 de julho (domingo) o segundo, no dia 19 de agosto (domingo).   

Origem da Oração de Taizé

Existente há quase 8 décadas, a comunidade Taizé (Lê-se Tesê) nasceu em 1940, na França, durante a Segunda Guerra Mundial, pelas mãos do Irmão Roger, que acolhia os refugiados na cidade francesa de Taizé. 

Naquela época, a iniciativa do irmão era criar um ambiente ecumênico de oração cristã entre todos que estavam no local, criando uma reconciliação entre membros católicos e protestantes de várias nacionalidades, por onde ao passar dos anos foram crescendo e criaram a Comunidade Taizé, que se comprometem de uma vida comunitária muito simples. 

Reportagem: Fábio Sales com colaboração de Wellington Moraes 

Fotos: Flávio Sá Setor Juventude

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO