Diocese de Santo André

Com participação de todas as paróquias, capela é inaugurada em Diadema

No sábado, (8/12), Solenidade da Imaculada Conceição e 59º Aniversário da Cidade de Diadema, a comunidade católica da região foi presenteada com a Inauguração da Capela da Ressurreição no Cemitério Municipal, essa conquista é fruto de muito empenho dos padres e paróquias da região em parceria com a prefeitura da Cidade.

Foi realizada uma Celebração Eucarística Campal com a presença dos padres das 10 paróquias da região pastoral Diadema, autoridades do município e fiéis. O Pe. Júlio Miguel, da Paróquia Menino Jesus presidiu a celebração e transparecia grande alegria com a entrega da capela, uma vez que ele mesmo acompanhou toda a obra de perto.

A Capela que antes ficava aberta constantemente sofreu nos últimos anos com a degradação do tempo e vandalismo que levaram seu fechamento. Graças ao diálogo aberto na Visita Pastoral Missionária, no dia 2 de novembro de 2016 durante a celebração regional de Finados, nosso Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini recebeu do prefeito a chave da Capela, e a passou para o então Vigário Regional. Porém, as condições de preservação da capela não permitiram que fossem realizadas celebrações em seu interior. Começou então o diálogo e o projeto de revitalização em parceria com a prefeitura.

O local manteve suas características originais preservadas, uma vez que é patrimônio histórico religioso municipal. A Capela recebeu telhado novo, novas instalações de elétrica e de hidráulica, além de pintura e portas e janelas novas. A Prefeitura realizou os serviços de mão-de-obra e as paróquias colaboraram na aquisição dos materiais para revitalização e doação de objetos litúrgicos, os padres da região agradeceram as doações obtidas e contam com a generosidade dos fiéis para a quitação dos gastos na revitalização.

Ao final da celebração foi assinado um documento por todos os padres da região, pelo prefeito e vice-prefeito que comprova a administração da capela pela Igreja Católica e seu tombamento histórico. Os padres seguiram com a abertura e bênção da capela e todos os presentes puderam conhecer seu interior. As Missas que antes estavam sendo celebradas na capela ecumênica, agora passarão a serem realizadas toda segunda-feira às 15h na Capela da Ressurreição. A princípio a Capela será aberta antes das celebrações e logo após será fechada, e com o passar do tempo poderá ser aberta em outros momentos.

Veja todas as fotos, aqui.

Texto e fotos da PasCom da Região Pastoral Diadema

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025