Diocese de Santo André

JMJ 2019: Exemplo de Maria inspira jovens na peregrinação no Panamá

Jornada Mundial da Juventude começa nesta terça-feira (22/01), na cidade do Panamá, capital panamenha, com diversas atividades e a presença confirmada do Papa Francisco; evento acontece até o próximo domingo (27/01)

Com cerca de 60 jovens, a delegação da Diocese de Santo André está presente desde a última semana, na pré-Jornada ocorrida na Costa Rica, Nicarágua e Panamá, como preparação para o maior encontro da juventude católica no mundo, que contará com mais de 200 mil jovens de 155 países de todos os continentes.

De acordo com o Papa Francisco, a escolha do tema “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)” sugere que os jovens peregrinos sigam o exemplo da Mãe de Deus, na evangelização, no amor e na doação ao próximo.

“Colocar-se a serviço do próximo não significa somente estar prontos para a ação. É preciso também dialogar com Deus, numa atitude de escuta, como fez Maria. Ela ouviu o que o Anjo dizia e depois respondeu”, ressalta o Papa.

“É importante lembrarmos que Nossa Mãe, a Virgem Maria, nos acompanha e nos encoraja em nossa fé. Sejamos como Maria, aquela que apresenta e nos mostra Jesus, mas ao mesmo tempo, é mensageira e peregrina”, completa o assessor diocesano para o Setor Juventude, padre José Aparecido.

*

Legião de Maria

Atualmente 2ª secretária do Senatus (Senado) da Legião de Maria em São Paulo, a compradora Degiane de Oliveira Santos, 28 anos, paroquiana da Igreja Sagrada Família (Jardim do Lago – São Bernardo do Campo), revela que o planejamento para a viagem teve início no primeiro semestre do ano passado, quando elaboraram rifas, a fim de arrecadar fundos para a participação na JMJ 2019.

“Em maio (de 2018) organizamos rifas. Distribuímos aos legionários e nas paróquias. Menos de dois meses depois já tínhamos arrecadado o valor para as passagens aéreas”, recorda Degiane, que está acompanhada de mais 14 jovens legionários.

O bispo da Diocese de Iguatu-CE, Dom Edson de Castro Homem, referencial da Legião de Maria do Brasil junto àCNBB  (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), também integra a delegação.

Ela destaca a expectativa pela homilia do Papa Francisco como um dos pontos altos da Jornada.

“Com certeza será emocionante vivenciar todos os jovens professando a mesma fé, numa mesma língua, com esse ardor missionário e o espírito de Maria. E como em 2013, (no Rio de Janeiro), a vigília e a missa com o Papa serão marcantes para todos e todas”, atesta.

 

*

Graça de Deus

Também da Paróquia Sagrada Família, o secretário Marcelo Martins Moraes, 30 anos, revela que ficou sabendo do pacote para a viagem ao Panamá pelas redes sociais da Comunidade Shalom Santo Amaro – SP e não pensou duas vezes em viabilizar a primeira viagem para o exterior. Ele ficará hospedado durante 18 dias, entre Costa Rica e Panamá.

“É uma graça de Deus experimentar essa Jornada Mundial da Juventude e vivenciar a minha fé e vocação, juntamente com os irmãos de todos os continentes e o Papa Francisco. Ao sair de lá, espero que meu coração traga muito amor e paz para os meus amigos no trabalho e na comunidade”, projeta.

Acompanhe a programação da Jornada Mundial da Juventude pelo site –  https://panama2019.pa/pt/programacao/

Reportagem e fotos de Fábio Sales

 

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO